Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/07/23 | Daisyane Mendes – Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Policiais Penais da Corevali fazem curso para se atualizarem sobre as normas de condução de presos

Ação busca atualizar agentes penitenciários da região para o dia a dia no sistema carcerário

Servidores da sede da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) participaram, no dia 11 de julho, de um treinamento específico sobre técnicas em algemação e condução de presos. A iniciativa, que reuniu 22 Policiais Penais, ocorreu por meio do trabalho conjunto do Grupo Regional de Ações de Escolta e Vigilância Penitenciária (Graevp) da Corevali com o Grupo de Intervenções Rápidas 6 (GIR 6) e a Escola da Administração Penitenciária (EAP).

O treinamento, direcionado a todos os Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs), teve o objetivo de proporcionar uma atualização quanto aos aspectos jurídicos, o manuseio de algemas e a condução de presos em diversos ambientes. A atividade abordou as técnicas e a metodologia do algemamento colaborativo com o uso progressivo de ações restritivas, algemação e condução do indivíduo privado de liberdade.

A intenção é que todos os profissionais da categoria recebam o curso. “Esse projeto da EAP teve início em 2017, com os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs) de todo o Estado. Em 2020, formamos oficinas pedagógicas com o recrutamento de novos docentes, mas a pandemia do novo coronavírus paralisou essa ação temporariamente. Retomamos em junho deste ano, e o objetivo da EAP é atualizar todos esses servidores até o fim de 2023”, explica Levi José da Silva Santos, instrutor e Policial Penal operacional do GIR 6. “Além de valorizar os servidores, esse trabalho também gera uma grande troca de experiências e ainda colabora com a manutenção da rotina e segurança dos centros de reclusão”, completa Levi.

Na região do Vale do Paraíba, as penitenciárias “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra”, “Dr. José Augusto César Salgado”, (PI e PII) de Tremembé e a Penitenciária Feminina II de Tremembé já foram envolvidas no treinamento. Os próximos estabelecimentos penais que receberão o projeto são o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté e o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé.

aasassa
Topo