11/07/23 | Eduardo Maffei C. de Souza - Assessoria de Imprensa da SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CR de Presidente Prudente recebe Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda

Evento colabora com a reintegração social dos presos

No mês de junho, o Centro de Ressocialização (CR) "ASP Gláucio Reinaldo Mendes Pereira" de Presidente Prudente sediou a 6ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda. O evento foi organizado por intermédio do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em colaboração com as coordenadorias regionais de unidades prisionais. O objetivo foi oferecer aos reeducandos um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-los na retomada da vida em liberdade.

Atualmente, o CR conta com 162 reeducandos, entre presos provisórios e sentenciados em regimes fechado e semiaberto. A unidade, conta, ainda, com 20 detentos em razão de prisão civil.

De 5 a 29 de junho, foram realizados 1.559 atendimentos. As atividades incluíram quiz cultural sobre conhecimentos gerais, apresentação musical com pessoas com deficiência visual, palestras sobre drogas e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e educação financeira. Houve palestras sobre o ENCCEJA, ENEM e os programas de acesso ao Ensino Superior (Sisu, ProUni e Fies), tendo como parceiro professores vinculados à Escola Estadual Vereador Pedro Tófano. A proposta foi informar sobre o que é, qual a finalidade e a importância de cada um dos exames nacionais para a formação educacional básica e para o acesso ao nível superior. Paralelamente a isso, foi realizada uma oficina de crochê em fio de malha, além de exames de Testagem Rápida e de prevenção ao câncer bucal.

Certificado

Na ocasião, foi feita a entrega do Certificado Concessão de Menção Honrosa pelo resultado obtido na Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP a um reeducando. A Menção Honrosa, que foi entregue pela diretora da unidade, Mirian Barrocal Tardim Collete, é um dos quatro níveis de premiação da competição. São condecorados participantes que obtiveram um bom desempenho e por pouco não atingiram uma nota para receber medalhas (ouro, prata ou bronze), tendo assim um mérito digno de menção.

Vale destacar que a parceria foi mais um incentivo aos privados de liberdade a trabalharem quando deixarem a unidade.