Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

07/07/23 | Sarah Fonseca - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado com evento sobre transexuais nas unidades prisionais

Organizado pela CRSC, subordinada à SAP, encontro debateu o tema inclusão

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado na última quarta-feira,28, a Sede II da SAP foi palco de um evento para comemorar a data. O Grupo de Ações de Reintegração Social (GARS), da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), organizou o 2º encontro do evento “A Potência do Feminino em Nós”, com o tema “A Trans Feminina em Unidades Masculinas e o Trans Masculino em Unidades Femininas”, reafirmando o compromisso de promover a inclusão e a diversidade no sistema penitenciário.

O evento contou com a participação do Diretor do Grupo de Relações Institucionais (GRI) e Coordenador da CRSC substituto, Lucas Roberto Gonçalves da Silva, e do Diretor do Centro de Políticas Específicas (CPE), Ricardo Vieira de Oliveira Santos. Além disso, estiveram presentes Leandro Lanzellotti, advogado e membro efetivo da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/SP, Damaris Brenan Kinoshita, assistente social e diretora do Centro de Reintegração e Assistência à Saúde da Penitenciária de Gália I, e Luiz Fernando Vicenzo, diretor do Centro de Segurança e Disciplina da Penitenciária de Gália I.

A mesa de debate contou também com a participação da assistente social Raphaela Fini e da publicitária Neon Cunha. Por meio de palestras que abordaram questões de gênero, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, ouvir histórias inspiradoras e discutir desafios e oportunidades relacionados à inclusão de transgêneros dentro e fora do sistema prisional.

Além disso, o evento incluiu a apresentação de um vídeo do supervisor técnico da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, Eduardo Morello Ferreira, e uma apresentação artística da educadora social Lilia Reis, enfatizando a importância de políticas inclusivas e programas de apoio destinados a reeducandos trans, compartilhando práticas e diretrizes que podem ser implementadas para garantir seus direitos.

Segundo Lucas Roberto Gonçalves da Silva, é essencial abordar de forma qualificada as questões sociais que refletem as situações vividas no cárcere, dando voz tanto às pessoas com experiências no contexto LGBT+ quanto aos servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

“Para nós, que lidamos diariamente com essa população, é importante ouvir sobre os marcadores sociais impostos sobre esses corpos e como lidamos com isso no cárcere. Quando discutimos esse tema, nos deparamos com um impasse teórico que não faz sentido: quando começa a reintegração social? Compreendemos que o processo de reintegração deve começar assim que a pessoa ingressa no sistema prisional”, destacou o Coordenador Substituto.

Leandro Lanzellotti ressaltou a importância da atuação conjunta das instituições na construção de políticas públicas voltadas para as populações historicamente marginalizadas. “Criamos o núcleo da população LGBTQIA+ em situação de aprisionamento e, a partir disso, desenvolvemos diversos trabalhos nessa área. Estabelecemos parcerias, especialmente com a Coordenadoria de Reintegração Social. As portas foram se abrindo para que pudéssemos nos inserir cada vez mais nessas discussões. Sempre levei esse diálogo para dentro da OAB. Precisamos falar sobre isso, capacitar e conversar abertamente com os agentes penitenciários”, afirmou o advogado.

A celebração do Dia Internacional LGBT+ foi um lembrete poderoso de que a diversidade é uma força a ser celebrada e um impulsionador de mudança positiva. A Secretaria reafirma seu compromisso de criar iniciativas para a reintegração social por meio de programas e projetos adaptados à realidade das penitenciárias, visando a um ambiente inclusivo e igualitário para todos, independentemente de sua identidade, reconhecendo que a potência reside em cada um de nós.

aasassa
Topo