Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

07/07/23 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Grate reúne mais de 40 diretores de Trabalho e Educação da região central

Encontro também contou com a presença de representantes da Funap e do IAP, objetivando elaboração de metas para 2023

Diretores e responsáveis pela área de Trabalho e Educação de unidades prisionais da região central se reuniram na sede com a finalidade de criar e avaliar as metas para o ano de 2023, envolvendo os ensinos Fundamentais I e II, Médio e o profissionalizante. A reunião contou com a presença de representantes da Fundação Profº Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) e do Instituto Ação Pela Paz (IAP).

O Coordenador das Unidades Prisionais da Região Central, Jean Ulisses Campos Carlucci, esteve presente na abertura e falou sobre a importância de discutir os projetos e parcerias, além de traçar as metas a serem atingidas no decorrer do ano, bem como reduzir o número de analfabetos na região.

A reunião foi uma iniciativa do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate), setor responsável pelos diretores, que está sob gestão de Bruno Corrêa Múfalo. O Grate é responsável por todas as atividades voltadas a preparar o custodiado para retomada do convívio em sociedade. Desde providenciar a documentação civil, a qualificação para o trabalho, a formação educacional, a análise das pesquisas científicas e a divulgação de boas práticas realizadas nas unidades prisionais. Até o momento, a região central registra a marca de 10.016 trabalhando (entre regime fechado e semiaberto) e 19.510 envolvidos em atividades educacionais.

Para Múfalo, a reunião entre os profissionais alinha os objetivos da SAP com as metas do Governo do Estado. As equipes nas unidades prisionais honram a missão de trazer resultados significativos que impactam positivamente na sociedade.

Além dos assuntos já mencionados, foram abordadas questões do Prollib – leitura dirigida e Prollib leitura livre, em parceria com a Uniso e a Kroton, Procap e os diversos cursos em andamento que estão acontecendo em parceria com a Igreja Universal nos Presídios e o Sebrae.

“É nossa missão trabalhar ativamente para promover a reintegração social e a reabilitação dos indivíduos sob nossa custódia. Para tanto, é essencial investirmos em programas educacionais, laborais, de capacitação profissional e de assistência psicossocial, visando preparar os reeducandos para uma vida digna e produtiva após o cumprimento de suas penas”, encerra Múfalo.

aasassa
Topo