07/07/23 | Augusto Biason – CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP comemora a formatura de reeducandos em cursos oferecidos em parceria com a UNP

Mais de 2.500 reeducandos de todo o Estado foram contemplados com cursos em diversas áreas

Na última sexta-feira (23), a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) celebrou as formaturas dos cursos oferecidos em 23 unidades prisionais, em parceria com a Universal nos Presídios (UNP). Ao todo, mais de 2.500 reeducandos concluíram os cursos ofertados pelo parceiro.

Com o objetivo de promover a reintegração social e a reinserção dos reeducandos no mercado de trabalho, a SAP, em parceria com a UNP, ofereceu uma variedade de cursos nas áreas alimentícias, estética, mecânica, horticultura, construção civil e empreendedorismo.

A cerimônia ocorreu na Penitenciária Feminina Sant'Ana, onde 318 formandas dos cursos de Cabeleireira, Salgados e Brigadeiros Gourmet receberam seus diplomas. O evento contou com a presença do Secretário, Coronel Marcello Streifinger, do Secretário Executivo, Coronel Marco Antonio Severo, da Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), Carolina Passos Branquinho Maracajá, do Coordenador de Unidades Prisionais da Região Metropolitana, Antônio José de Almeida e do diretor da unidade, Osvaldo Martins Bueno.

Também estiveram presentes a Secretária de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) do Rio de Janeiro, Maria Rosa Lo Duca Nebel, a juíza Carla Kaari, a Deputada Estadual Edna Macedo, o Vereador Sansão Pereira, além dos representantes da Igreja Universal, bispo Renato Cardoso e pastor Clodoaldo Rocha.

Durante a cerimônia de formatura, o Secretário da SAP, Coronel Marcello Streifinger, ressaltou a importância dos cursos oferecidos e o empenho das formandas em buscar a sua reintegração. “Cada uma das senhoras é um exemplo de vitória por ter acreditado em si mesma”, destacou o titular da Pasta.

A Coordenadora da CRSC, Carolina Passos Branquinho Maracajá, reforçou o compromisso da SAP em oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional às reeducandas. “A cooperação entre essas duas instituições tem se mostrado um exemplo inspirador de como a união de esforços pode gerar resultados significativos na busca pela reintegração e no fortalecimento da cidadania”, reforçou.

Para Bueno, diretor da unidade, outras formaturas virão. "Esta formatura é só a primeira de muitas que iremos realizar. O processo de ressocialização vem de encontro ao resgate da dignidade humana e essas reeducandas precisam ter um apoio para que sintam confiança e possam acreditar que elas são capazes de se reintegrar à sociedade e com um ofício que abrirá porta para uma vida digna", disse.

A parceria entre a SAP e a UNP tem mostrado resultados significativos na promoção da reintegração de reeducandos por meio da capacitação e do desenvolvimento de habilidades. Com mais oportunidades como essas, é possível contribuir para a redução da reincidência criminal e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.