Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

07/07/23 | Janio Soares – Assessoria de Imprensa da SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Dezenas de reeducandas concluem cursos na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista

Formatura marcou o mês de junho na unidade prisional

Reeducandas da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista deram mais um passo em direção à ressocialização e reintegração social com a conclusão de cursos oferecidos na unidade prisional por meio de parcerias. Foram concluídos os cursos Técnico em Administração, Salgaderia e Diversidade à Mesa.

O curso Técnico em Administração foi desenvolvido como projeto piloto de Classes Descentralizadas, iniciativa da Fundação "Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel" (Funap), da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e do Centro Paula Souza, por intermédio da Escola Técnica Estadual (Etec) “Professora Carmelina Barbosa”, de Dracena - SP. Esse curso técnico foi concluído por oito reeducandas, que fizeram a colação de grau em 21 de junho e também participaram da formatura na mesma data. O curso foi ministrado no período de julho de 2022 a junho de 2023.

O curso de Salgaderia foi oferecido para 20 reeducandas que estão no regime semiaberto. Foram desenvolvidos os seguintes conteúdos nas aulas: noções de nutrição, saúde e segurança do trabalho, custos, ficha técnica e receitas de coxinha, croquete, bolinha de queijo e quibe. O curso foi realizado por meio do termo de cooperação técnica firmado entre a Universal nos Presídios (UNP) e a SAP, com a realização das aulas entre maio e junho. As participantes receberam os certificados emitidos pela Faculdade Noroeste (FAN) de Goiânia.

Diversidade

Com o objetivo de promover a cidadania da população LGBTQIA+ reclusa e egressa do sistema penitenciário e de seus familiares por meio de ações de qualificação profissional em auxiliar de cozinha, bem como apoio à inserção no mercado de trabalho e geração de renda, foi ofertado o curso Diversidade à Mesa. Participaram do curso 20 reeducandas e reeducandos LGBTQAP+, que nas aulas práticas preparam os seguintes pratos: arroz temperado, estrogonofe de frango, bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro, pizza e macarrão ao molho bechamel. As aulas foram oferecidas entre maio e junho. O curso foi realizado em parceria da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista com a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania e o Centro Paula Souza.

O mês de junho ainda foi encerrado com a celebração do Café Junino, que foi a realização de um café da tarde temático servido às reeducandas lactantes e gestantes da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista.

aasassa
Topo