Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/06/23 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Projeto de reciclagem promove consciência ambiental

Unidades da Coremetro promovem ações práticas de respeito ao meio ambiente incentivando a coleta seletiva e reciclagem

Nunca antes a consciência ambiental ficou tão em evidência como nos dias atuais. Independentemente do local onde nascemos, vivemos e trabalhamos, o cuidado com a natureza é fundamental. A Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) incentiva ações de conscientização e de respeito ao meio ambiente e para isso conta com o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Em consequência disso, a Coremetro conta, hoje, com importantes projetos em desenvolvimento: na sede administrativa e nas unidades prisionais da Grande São Paulo. Em todas essas ações ambientais, o que se destaca é envolvimento coletivo que se reflete diretamente na adesão à causa.

Exemplo prático

No Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra, a questão ambiental é o que incentiva servidores e reclusos a participarem da coleta seletiva e reciclagem de lixo no estabelecimento penal. Segundo dados geográficos da região, o município conta com aproximadamente 627 nascentes e é um dos principais contribuintes para o abastecimento de água da Represa do Guarapiranga.

Para a direção do CDP a ação da coleta seletiva é de grande valia, já que a atividade mantém o estabelecimento penal limpo, cria uma consciência de respeito à natureza entre servidores e reclusos e ainda colabora com a preservação do meio ambiente. Atualmente, há 12 custodiados focados na coleta e armazenamento adequado dos itens, fazendo da reciclagem uma parte importante do cotidiano do CDP.

A prática teve início no final de 2010 com o desafio de buscar soluções para o lixo reciclável do CDP. Uma das primeiras propostas era facilitar a trajetória dos materiais recicláveis, desde a coleta, passando pela separação e classificação dos itens, até a destinação correta e para que a ação funcionasse de forma harmônica a unidade contou com uma ferramenta muito eficaz que é a informação.

Tampas plásticas

Por outro lado, a Coremetro conta, ainda, com outros três exemplos de respeito ao meio ambiente. As ações envolvem a coleta seletiva de tampas plásticas feitas no CDP II “ASP Vanda Rita Brito do Rego” de Osasco, na Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos e também pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da própria Coordenadoria.

Todas as iniciativas são permeadas pelo investimento na informação sobre a importância da reciclagem para o ecossistema. No CDP e também na Coremetro o material recolhido é destinado à Organização Não Governamental (ONG) Ecopatas, entidade de conservação do meio ambiente e de amor aos animais abandonados.

Juntas, essas ações já recolheram perto de 200 quilos, o equivalente a mais de 180 mil tampas. Segundo o diretor geral do CDP de Osasco II, Fabiano José Carmelo Vieira, desde setembro de 2022, a unidade prisional vem promovendo a coleta seletiva e para isso espalhou nas partes internas e externas, diversos pontos de coleta de tampinhas. Dessa forma, o que antes seria descartado no lixo, agora é encaminhado a um ponto mais próximo de coleta da ONG Ecopatas.

De acordo com a servidora Nicole Paterlini, que apoia a ação na Coordenadoria, ela acredita que devemos ser responsáveis pelo lixo que produzimos. “Destinar algo que seria descartado a fim de preservar o meio ambiente ou apoiar uma causa social, me dá muita satisfação”, destaca. O mesmo sentimento é compartilhado por Érick Nave que vê nessa iniciativa uma forma de consciência ecológica e de respeito aos animais.

Projeto Tampinha Legal

A Penitenciária I de Guarulhos alinhou a reciclagem com a ajuda humanitária e abriu suas portas para o projeto Tampinha Legal da ONG Ação Vida do município. A iniciativa visa prestar auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo a sustentabilidade social e também a ambiental.

Para o diretor geral da unidade prisional, André Luiz Alves, a ação permite à unidade prisional ajudar pessoas necessitadas com o descarte regular de produtos que antes iriam para o lixo normal. Além disso, vale destacar que engajar o corpo funcional e os próprios presos na ação é algo de grande significado.

O projeto foi implantado na unidade prisional em abril de 2023 com total apoio da direção geral e tendo à frente a Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Ana Paula Balduti Correia, que contribui com a ONG desde 2018. Segundo a servidora, a penitenciária investiu na conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. Em resultado disso, em menos 30 dias foram recolhidos 126 quilos de tampas para a instituição.

Para mais informações:

https://www.instagram.com/ecopatas.sp/

https://tampinhalegal.com.br/web/

aasassa
Topo