Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/06/23 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Presos do CPP III de Bauru têm curso inédito de Piscicultura

Aulas foram ministradas por docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Detentos e servidores do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Professor Noé Azevedo”, o CPP III de Bauru, participaram de um curso inédito na unidade com o tema “Piscicultura Básica”. A iniciativa ocorreu em parceria com a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) do Estado e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Bauru. A ação beneficiou 20 pessoas (16 reeducandos e quatro funcionários), que foram capacitadas na área de criação de peixes.

A qualificação foi preparada para atender demanda específica do estabelecimento penal, que possui dois tanques escavados e uma represa. Com duração total de quatro dias, o curso, que contou com aulas teóricas e práticas, foi realizado em duas datas distintas.

Entre um encontro e outro, os alunos desenvolveram atividades sob a orientação de professores, que envolvem gestão da água, do solo e do ambiente; escolha dos peixes; etapas da criação; orientações de manejo e alimentação; entre outros aprendizados.

OPORTUNIDADE

O reeducando Jader Aparecido Alves Gomes, de 41 anos, observou que a qualificação gera oportunidade de empreender. “É um projeto que almejo fazer desde a minha infância. Acredito que estou no caminho certo para aprimorar o meu conhecimento na área”, comemora.

Outro recluso inserido na turma, Flávio Bonfim de Barros, de 37 anos, também destacou o interesse no segmento da criação de peixes. “Desde a pesca até os cuidados necessários para obter um pesqueiro”, revela, complementando a importância do curso para o processo de reintegração à sociedade. “Agora, tenho uma ótima opção de mercado de trabalho, para recomeçar a minha vida social e financeira”, finaliza.

RESSOCIALIZAÇÃO

Diretor do CPP III de Bauru, Alex dos Santos Souza frisa que a parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e o IFSP será benéfica para o resgate e ressocialização da pessoa privada de liberdade. “O curso traz grandes benefícios aos envolvidos, não somente no âmbito interno, mas, também, para a sociedade, com o possível retorno do reeducando melhor qualificado”, destaca.

“Há muito tempo buscávamos uma parceria voltada para as características do CPP III, que tem perfil agropecuário. Não podemos deixar de ressaltar a questão ambiental envolvida, pois trará melhor conscientização dos alunos sobre o devido uso da água e criação de peixe. Este será o primeiro de muitos cursos que virão”, projeta Alex.

AULA INAUGURAL

A aula inaugural ocorreu no início do mês e contou com as presenças de autoridades e representantes envolvidos no projeto, como o diretor do CPP III de Bauru, Alex dos Santos Souza; diretor do Centro de Trabalho e Educação (CTE) da unidade prisional, Paulo Henrique Martins; diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da CRSC, Diego Ferracini; diretora-geral do Campus Bauru do Instituto Federal, Gabriela de Godoy Cravo Arduino; e Flávio Ismael da Silva Oliveira, representante da Secretaria Municipal de Educação de Bauru.

aasassa
Topo