29/06/23 | Veruska Almeida - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP oferece tratamento hormonal e atendimento multidisciplinar para pessoas trans privadas de liberdade

Projeto visa o respeito, reconhecimento e garantia de direitos

Em 28 de junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data é marcada pela luta por igualdade e direitos, entre eles o de um atendimento de saúde adequado. Nesse contexto, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), desenvolve, desde 2023, o projeto “A Saúde Integral da População Trans na Perspectiva da Transformação Corporal”.

A ação é uma iniciativa do Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional (GPGASPP) da CSSP, por meio do Centro Regional de Atenção à Saúde da População Prisional da Região Metropolitana e visa garantir o acesso da população trans aos serviços de saúde, dando visibilidade às suas demandas.

O programa foi criado após estudos e identificação das necessidades da população trans, travestis e outras vivências de gênero, relacionadas à saúde. Os resultados motivaram, em 2022, interlocuções com a Secretaria Municipal de Saúde, parceira com ampla rede consolidada de atenção à saúde dessa população, por meio da Rede Sampa Trans e hoje está sendo aplicado às pessoas trans custodiadas no Centro de Detenção Provisória III de Pinheiros e em fase de ampliação para atender as custodiadas no CDP II de Pinheiros.

O trabalho oferece atendimento multiprofissional e interdisciplinar, como atendimentos médicos presenciais e on-line, acompanhamento de enfermagem, serviço social e psicologia, realização de exames clínicos, testagens para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de medicamentos para hormonioterapia. Todas essas ações ocorrem de forma dialogada e articulada entre as equipes de saúde da UBS José Barros Magaldi e Unidade Prisional.

22ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+

Ainda no mês do Orgulho LGBTQIA+, a Secretaria, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e da CSSP, participou da 22ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+, realizada na cidade de São Paulo.

Durante o evento foram cerca de 100 expositores das mais diversificadas categorias como artesanato, alimentação e instituições como a Secretaria de Justiça e Cidadania, Museu da Diversidade e a SAP.

Na visão da diretora do GPGASPP, Simone Gomide, que participou da feira, essas ações são muito importantes para apresentar o reconhecimento das demandas da população trans pela Secretaria da Administração Penitenciária.

“O destaque dado ao projeto em eventos como esse representa o reconhecimento do trabalho realizado e nos possibilitou dialogar com diversos setores da sociedade civil e instituições públicas sobre o tema, além de enaltecer os atores envolvidos em sua elaboração e execução, demonstrando essa experiência transformadora, que expressa sensibilidade, competência técnica e compromisso com o Sistema Único de Saúde”, enaltece Simone.