Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/06/23 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária III de Serra Azul completa 15 anos

Unidade mantém humanização da pena e aposta em trabalho e educação como ferramentas de reinserção social

A Penitenciária “ASP Sandro Alves da Silva”, a PIII de Serra Azul, completou 15 anos de atuação na terça-feira (27). Neste período, a unidade prisional tem atuado com foco na humanização da pena, ofertando dignidade por meio do trabalho e educação com objetivo de reinserção do indivíduo preso ao convívio social.

O estabelecimento penal abriga detentos dos regimes fechado e provisório. Mais de 160 presos trabalham em empresas parceiras, por meio de contratos firmados pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), ou exercem atividades de manutenção dentro da unidade, como limpeza, cuidados com a horta e reformas.

Já no setor de educação, 115 reclusos estudam regularmente nos ensinos Fundamental e Médio.

LEITURA e PROJETOS

A PIII de Serra Azul realiza o empréstimo de livros para todos os reeducandos. Atualmente, o presídio conta com mais de 5.225 livros em seu acervo.

A unidade dispõe ainda, de vários projetos, como “Portas Abertas”, que visa oferecer recomendação profissional à pessoa egressa do Sistema Penitenciário Paulista, por meio de uma carta contendo as habilidades e competências desenvolvidas e aprimoradas durante o cumprimento de pena privativa de liberdade.

Outra ação em andamento, por exemplo, a Oficina de Marcenaria busca a produção de móveis e artesanato em geral, utilizando como matéria-prima madeiras de descarte.

São fabricados mobiliários, como mesas, cadeiras, prateleiras, para uso na própria unidade, e itens de artesanato, como quadros decorativos, aparadores, caixas em marchetaria, artigos religiosos, casinhas de passarinho, suportes para vaso, e jogos educativos.

DEVER CUMPRIDO

Diretor da Penitenciária III de Serra Azul, Valdemar Alves dos Santos destaca que o estabelecimento prisional vem cumprindo o seu dever. “É importante reconhecer, elogiar e parabenizar todos os servidores, sejam os atuais ou os que por aqui passaram, ao longo destes 15 anos. Sempre empenharam suas atribuições com dedicação e zelo, não somente o que está relacionado à questão da segurança, mas, também, as atividades voltadas aos detentos”, frisa o diretor.

PATRONO

Em setembro de 2015, o estabelecimento penal recebeu o nome de “ASP Sandro Alves da Silva”, em homenagem ao Agente de Segurança Penitenciária (ASP) conhecido entre os colegas como Bidala, apelido de infância, falecido em agosto de 2013. A unidade passou de Centro de Detenção Provisória (CDP) para penitenciária, em 2022.

aasassa
Topo