Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/06/23 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP investe no aperfeiçoamento profissional

ASPs e AEVPs, num total de 57 servidores, participam de curso de Reciclagem em Algemação e Condução de Preso

Em busca da capacitação profissional dos Agentes de Segurança Penitenciária e de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs), o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Calixto Antônio” de São Bernardo do Campo e a Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos investem na constante melhoria das habilidades necessárias ao exercício da função, dada à rotina das unidades prisionais. As ações aconteceram nos meses de abril e maio e contaram com o apoio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Um bom exemplo dessa iniciativa foi a realização do curso de Reciclagem em Algemação e Condução de Preso junto ao corpo funcional. Encabeçaram os treinamentos membros da Escola de Administração Penitenciária (EAP) e do Grupo de Intervenção Rápida (GIR-4).

Ao todo, estiveram envolvidos na reciclagem do aprendizado 57 servidores entre Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) e de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs), sendo 29 da unidade de São Bernardo do Campo e 28 do complexo penitenciário de Guarulhos, envolvendo a Penitenciária I e os CDPs I e II.

Dignidade humana e interação

Com base em um dos pilares da SAP, que dá destaque à dignidade humana, os cursos buscaram criar uma uniformidade de ensino junto aos funcionários por meio da atualização sobre legislações recentes, como a lei de abuso de autoridade. Em resultado disso, todos os alunos foram capacitados a reconhecer a importância de tratar as pessoas com o merecido respeito.

Paralelamente a isso, o treinamento dado aos alunos no CDP de São Bernardo do Campo permitiu reforçar técnicas que são essenciais para a segurança do servidor, independentemente do local de atuação. Outra contribuição importante da ação foi a integração do corpo funcional, uma vez que todos tiveram que trabalhar em conjunto.

Igual dinâmica de interação também foi aplicada junto aos servidores da Penitenciária I e dos CDPs I e II de Guarulhos. Além do aprendizado de novas técnicas, o curso proporcionou a troca de experiência entre todos os envolvidos.

Os treinamentos realizados em São Bernardo do Campo e em Guarulhos contaram com o apoio da EAP e dos servidores do GIR-4, Gervanio Aguiar do Nascimento e Sérgio Lourenço dos Santos.

aasassa
Topo