26/06/23 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Presídios têm Encontro Regional de Serviço Social

Evento promovido pela Coordenadoria Noroeste busca valorizar o profissional que atua no sistema penal

Servidores que atuam com Assistência Social por meio da política de Reintegração Social em estabelecimentos penais participaram de um evento inédito, realizado no último dia 18, no auditório do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) III “Professor Noé Azevedo”, de Bauru. Trata-se do Encontro Regional de Serviço Social no Sistema Prisional: Dimensões e Desafios Éticos, Políticos e Profissionais de uma Categoria Necessária.

Promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste, o evento tem como objetivo a valorização do profissional do serviço social, área que atua na promoção do bem-estar social e na garantia dos direitos humanos e que completa, em 2023, 30 anos de regulamentação da profissão.

PALESTRAS

A ação no CPP III contou com café da manhã especial, cerimônia de abertura e três palestras ao longo do dia. A primeira foi ministrada por uma das psicólogas do Centro Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da Região Noroeste, Márcia Terezinha Priolo do Amaral. Com a temática “Quem Cuida de Nós”, ela falou sobre a importância em zelar pela saúde tanto do corpo quanto da mente.

Em seguida, a presidente do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (Cress), Ana Gabriela Prado, abriu a próxima palestra, que foi ministrada por Márcia Marcusso Cunha, que também faz parte do Cress, Seccional de Bauru. Ela discorreu acerca do órgão como espaço de referência e defesa da profissão de assistente social na perspectiva da ampliação e garantia de direitos humanos.

Após o almoço, o evento foi encerrado com a palestra “Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social”, ministrada pela Coordenadora do Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Lins (Unilins), Márcia Oliveira Alves. Entre outros aspectos, ela falou da relação da profissão com o agir dos assistentes sociais no ambiente prisional, promovendo reflexão para uma aproximação deste campo sócio-ocupacional com as dimensões ético-políticas da profissão.

MÊS COMEMORATIVO

Mediadora da ação, Ana Carolina de Lima Cordeiro destacou que o mês de comemorações da profissão contou, ainda, com duas palestras virtuais, sendo uma antes do encontro, através de uma Reunião de Orientação Coletiva com as Seccionais do Cress/SP, cujo tema foi “Conhecendo a Atuação do Assistente Social no Sistema Penitenciário Paulista”, como forma de estreitar laços com o Conselho da categoria.

Outra ação após o evento presencial, uma Roda de Conversa sobre atuação do Serviço Social na Política de Saúde Prisional, buscou abordar demandas e políticas de cotidiano de trabalho profissional desta categoria dentro do Sistema Penitenciário Paulista na interface com a Rede Socioassistencial. A discussão foi pautada pela assistente social da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e fiscal do Cress/SP (Seccional de Ribeirão Preto), Kelly Amaral.

‘MELHORIA’

“O objetivo em promover estes espaços é possibilitar articulação da categoria, formação continuada e consequente melhoria dos serviços prestados, sem perder de vista o cuidado com nossos servidores que fazem todo trabalho da Secretaria acontecer, de fato, no cotidiano. Este é o compromisso desta Coordenadoria”, finaliza Ana Carolina de Lima Cordeiro.