Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/06/23 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidades prisionais da região central organizam homenagens para as mães

Servidoras foram lembradas em alusão do Dia das Mães

O mês de maio foi repleto de comemorações nas unidades prisionais da região central por conta de uma data bem especial: o Dia das Mães. Sendo uma comemoração tradicional, o sistema prisional homenageou as mães servidoras.

Neste ano, a data foi comemorada no dia 14, mas nas unidades prisionais ela ocorreu ao longo do mês. Na sede da central, em parceria com a igreja Universal nos Presídios, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) reuniu as servidoras para um café da manhã. Nas unidades prisionais, as mamães também foram surpreendidas com cafés da manhã e lembranças confeccionadas.

A origem

Essa data é mundialmente uma das mais movimentadas no comércio. Foi criada nos Estados Unidos da América, na primeira década do séc. XX, idealizada por Anna Jarvis, que após a morte de sua mãe, sentiu vontade de homenageá-la por ela exercer um trabalho muito expressivo com outras mães durante a guerra civil americana. Ana lutou em meio ao cenário político para conseguir estabelecer uma data especial para lembrar o ativismo exercido por sua genitora, mas ao pedido chegar ao senador norte-americano, Elmer Burkket, foi negado.

Mesmo com a reprovação, a população começou a realizar as comemorações informalmente, o que levou a Virgínia Ocidental, local onde a mãe de Anna exercia o ativismo, oficializar o Dia das Mães. O ano era 1910. Dois anos mais tarde, o governo americano estipulou que o segundo domingo de maio seria a data em que comemoraria o Dia das Mães em todo solo americano.

No Brasil

Depois que a data se tornou popular nos Estados Unidos, outros países aderiram à ideia. A primeira cidade a comemorar a data no Brasil foi Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 12 de maio de 1918. Mas a sua oficialização só aconteceu mesmo em 1930.

aasassa
Topo