20/06/23 | Veruska Almeida - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Estratégias de imunização são ações contínuas na SAP

Influenza, Covid e Meningite foram algumas das vacinas disponibilizadas às pessoas privadas de liberdade durante este ano

Em 09/06, é comemorado o Dia Nacional da Imunização, uma data que tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para o coletivo, e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), trabalha de forma efetiva as campanhas de vacinação implementadas pelo Ministério da Saúde (MS). Um exemplo a ser destacado é a ação de prevenção contra a Influenza realizada pelo Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional (GPGASPP) e o Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde Servidor (GQVidass), ambos da CSSP.

A 25ª edição da campanha teve início em abril e foi prorrogada até o dia 30 de junho em todo o Estado de São Paulo. Até o momento, 173 unidades prisionais (UP) em todas as regiões do Estado já realizaram a aplicação, vacinando mais de 173 mil pessoas privadas de liberdade (PPL), um total de 92% do público alvo.

Mas o trabalho não se restringe apenas às PPL. Os servidores da SAP também puderam se imunizar nas unidades, assim como nas sedes administrativas da Pasta, que também realizaram vacinação. Os funcionários que, por qualquer razão não receberam seu imunizante pela SAP, podem, até o dia 30/06/2023, procurar uma Unidade Básica de Saúde, portando o Cartão Nacional de Saúde e Documento Original com foto para receber sua dose.

Em paralelo, desde abril/2021, cotidianamente, as UPs, também articuladas aos municípios, realizam a vacinação contra a Covid-19 para a população privada de liberdade. Neste caso, é respeitado o calendário vacinal e grupos prioritários - conforme estabelecido pelos Órgãos de Saúde.

Vacinação contra Meningite

A Penitenciária II "Adriano Marrey" e o Centro de Detenção Provisória II, ambos em Guarulhos, realizaram no primeiro semestre de 2023, com o apoio da Prefeitura Municipal de Guarulhos, ações de saúde para imunização contra a Meningite. Ao todo, foram aplicadas mais de 2 mil doses que irão auxiliar na prevenção da doença que, segundo o MS, durante o ano de 2020 teve uma taxa de letalidade de 19% nos casos de sorogrupo tipo C, o mais comum no país.

Segundo o Instituto Butantan, todas as vacinas aprovadas e disponibilizadas à população são seguras e devem ser tomadas sem medo, pois antes de serem aplicadas, passaram por etapas complexas de ensaios clínicos e seguem sendo avaliadas regularmente, pela OMS e as agências reguladoras de cada país, mesmo depois de aprovadas e comercializadas. Atualmente, mais de 20 vacinas integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo que todas são aplicadas gratuitamente por todo o país.