Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/06/23 | Veruska Almeida - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

HCTPs recebem Secretário da Administração Penitenciária em visitas técnicas

Os eventos foram organizados para apresentar as instalações e trabalhos ao novo dirigente da Pasta

No dia 23/05, o Secretário da Administração Penitenciária, Marcello Streinfinger, o Secretário Executivo, Marco Antônio Severo, e a Coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), Kely Hapuque Cunha Fonseca realizaram visitas técnicas nos Hospitais de Custódia de Tratamento Psiquiátrico (HCTP) I e II de Franco da Rocha.

Na ocasião, durante visita ao HCTP I, que contou também com a presença do Juiz da 5ª Vara de Execução Criminal (VEC), do Estado de São Paulo - DECRIM 6, Paulo Eduardo de Almeida Sorci, foram apresentadas as instalações da unidade, além dos principais trabalhos realizados pelo hospital. Entre eles: a sala de estudo, onde são ministradas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, aulas de educação formal na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) aos pacientes e o espaço para videoconferência, onde são realizadas as visitas virtuais, projeto da Pasta que prioriza a aproximação familiar, elemento essencial para o tratamento e reintegração social dos internos.

A comitiva conheceu também as oficinas de Escola de Artesanato Corte e Costura, onde são elaborados produtos como panos de pratos artesanais e a de Reforma de Móveis Escolares, uma parceria com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, em que os pacientes são incumbidos pela reforma de cadeiras e carteiras que são disponibilizadas posteriormente às escolas estaduais.

No HCTP II, foi possível conhecer também as adaptações nas enfermarias, no pátio interno, na sala de enfermagem, no consultório médico e dentário e na clínica médica, realizadas após a reforma geral finalizada em 2022. O prédio, que pertence à SAP desde 2001, teve a estrutura física preservada conforme as normas do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), devido ao seu tombamento histórico. Sua fundação é de 1930 e antigamente fazia parte do Complexo Hospitalar do Juquery.

Reforma HCTP de Taubaté

No mês de março, o Secretário da Administração Penitenciária e a equipe da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário realizaram visita técnica ao Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Taubaté. O objetivo foi conhecer o trabalho realizado pela unidade e poder ver de perto a reforma e adequações que estão sendo executadas, para atender as necessidades dos pacientes psiquiátricos e com comorbidades, no local.

Na oportunidade, as autoridades puderam conversar com os servidores dos hospitais, profissionais da área de saúde, segurança e administrativo, e conhecer um pouco mais do dia a dia do tratamento psiquiátrico, as particularidades de cada hospital e os trabalhos desenvolvidos por cada um. Essas visitas representam o compromisso da SAP com a melhoria contínua do sistema penitenciário no tratamento à pessoa privada de liberdade e ao paciente em medida de segurança.

aasassa
Topo