12/06/23 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Canil da Penitenciária de Guareí II participa de Campeonato k9 em Mogi Mirim

Em abril, o GIR realizou um treinamento no CDP de Aguaí para aperfeiçoar as noções de cinotecnia

O canil da Penitenciária de Guareí II participou do 2º Congresso K9, no município de Mogi Mirim, a convite do Grupo de Operações com cães (GOC), realizado pela Guarda Civil Municipal e pela Secretaria Municipal de Mogi Mirim. O encontro aconteceu no dia 12 de maio, no Centro de Especialização e Base Educacional.

O evento contou com palestras sobre nutrição, abordagem tática, combate à curta distância, faro, medicina preventiva, condicionamento físico para cães de alto rendimento e figuração - desde o cão filhote ao adulto. Além do canil penitenciário, o encontro contou com a presença de adestradores, guardas portuários e foi aberto ao público.

Os inscritos no congresso levaram caixas de leite para doar para entidades do município. Mais de 700 litros foram arrecadados e doados para as entidades Lar Maria de Nazaré, Avante Social, abrigo Tia Ana e Casa Lar Girassol. O cinotécnico responsável por acompanhar o canil foi o policial penal Frank Nanini Martins, que também é integrante do Grupo de Intervenção Rápida (GIR).

Constante aperfeiçoamento

Constantemente os agentes operacionais passam por treinamento com o objetivo de manterem-se atualizados com relação às técnicas de segurança do sistema prisional.

O treinamento mais recente do GIR aconteceu em abril, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aguaí, local que é constantemente usado para os treinamentos por ainda está desativado. A capacitação teve a participação do 3º Batalhão de Choque - Humaitá.

O treinamento durou 7 horas e foi direcionado para 32 agentes operacionais que integram o GIR I, GIR II e a Célula de Intervenção Rápida (CIR), tendo como objetivo propiciar noções básicas de cinotecnia e reforçar os princípios e normas que regulamentam a atuação de cães no âmbito penal.

O treinamento foi composto por aulas teóricas e práticas e trouxe esclarecimentos sobre noções básicas de formação de cães técnicas de adequação do cão em atuações do GIR/CIR e de adestramento, com ênfase em transição de mordida, direcionamento do foco e definição de diferentes impulsos.