Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/06/23 | Daisyane Mendes – Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Custodiados do CPP de Tremembé participam de peça de teatro

Atividade cultural no centro de reclusão acontece há um ano

Reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé encenaram uma peça teatral. A apresentação reuniu cerca de 250 pessoas entre detentos, servidores do CPP e membros da equipe gestora da escola Comendador Teixeira Pombo, unidade de ensino do município que é vinculadora do presídio.

O objetivo da iniciativa é trabalhar a ressocialização dos apenados por meio do teatro, trazendo a cultura para o ambiente carcerário de uma forma humana e leve. Criado há um ano pelo setor de educação do centro prisional, o projeto já possibilitou a encenação de três peças diferentes. A última, realizada na manhã do dia 4 de maio, foi intitulada “Help”, ou “Socorro” em português, e foi escrita por um detento que cumpre pena no CPP, sob supervisão e apoio do departamento educacional.

Na peça, 17 reeducandos interpretaram diversos sentimentos que acometem as pessoas privadas de liberdade, como tristeza, solidão, raiva, entre outros. A ideia foi trazer uma reflexão sobre as angústias do cárcere e, ao mesmo tempo, transmitir uma mensagem de esperança para a vida egressa.

De acordo com o setor de educação da unidade, o trabalho contribui positivamente para a reintegração social pois possibilita aos detentos participantes o resgate e valorização do senso de responsabilidade, das relações interpessoais e da confiança entre os envolvidos.

O teatro como instrumento para a ressocialização já é realidade em outros estabelecimentos penais do Vale do Paraíba. A Penitenciária 2 “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé e o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira” de Caraguatatuba, por exemplo, adotaram a atividade e atestam bons resultados com a prática.

aasassa
Topo