Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

31/05/23 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Escritor Jonas Ribeiro visita CDP de Santo André e compartilha processo de criação de obra literária

Ação ocorreu em apoio à iniciativa do projeto de leitura

O que parecia ser mais um dia normal de ação junto aos reclusos do Projeto de Remição de Pena pela Leitura do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André acabou transformando-se em um acontecimento marcante para os 20 reclusos diante da visita do escritor Jonas Ribeiro, autor de mais de 168 obras literárias. O CDP pertence à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária.

Movido pelo interesse em atos de incentivo à leitura, a visitação do escritor à unidade de Santo André aconteceu em apoio à iniciativa do projeto de leitura. Em outro momento, Jonas Ribeiro doou 20 exemplares do título “Um estrangeiro no espelho”, obra de sua autoria que foi objeto da última edição do encontro promovido pelas mediadoras Alacir Cruces, psicóloga do estabelecimento penal, e Léia Santos, voluntária da sala de leitura do CDP e Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o escritor, a visita à unidade superou suas expectativas. Ele revela que se sentiu muito bem emr poder oferecer o que de melhor sabe fazer. Durante a mediação, os leitores que participaram do encontro deram mostras de que haviam lido a obra "O estrangeiro no espelho" (da editora Ideias & Letras, com colagens de Thiago Mazucato), um romance adulto, relativamente curto, com um pouco mais de cem páginas, o que fez com que a leitura fluísse. Por parte dos reclusos presentes, Ribeiro destaca que houve perguntas e observações inteligentes baseadas na obra mencionada.

Durante o encontro não faltaram declamação de poesias, trava-línguas e haicais que foram acompanhados de momentos de descontração. O autor compartilhou com os reclusos como se dá o processo de criação, sobretudo com relação à obra que eles estavam considerando na ocasião.

O escritor fez questão de doar livros infantis para os reeducandos. Os presos do projeto receberam duas publicações infantis com direito à dedicatória. “Ver a alegria com que cada um pronunciou, com todas as letras, os nomes de seus familiares para o autógrafo foi algo mágico! ”, falou com emoção.

Escuta ativa

Para o Diretor Geral do CDP, Ricardo Vieira da Silva, ações como essa são benéficas para todos os envolvidos. Segundo ele, servidores e custodiados sentem-se privilegiados diante da atenção recebida por parte de um profissional de renome no meio literário.

“A visita do escritor gerou um sentimento de gratidão e trouxe grandes ensinamentos a todos os envolvidos, sobretudo a certeza de que a leitura é uma ferramenta de transformação na vida das pessoas”, afirma o diretor. De acordo com Vieira da Silva, o escritor Jonas Ribeiro promoveu um diálogo com os participantes da ação “Ler é viajar sem sair do lugar” levando os alunos a entender plenamente o sentido das palavras, algo que é desenvolvido somente por meio da leitura.

Sala de leitura

Desde fevereiro de 2022 o CDP mantém a ação de leitura que recebeu o nome "Ler é viajar sem sair do Lugar". No total já foram realizadas 16 edições, tendo atendidos mais de 150 reeducandos.

A unidade dispõe de uma sala de leitura com aproximadamente 4.190 livros. Toda a população prisional tem acesso aos livros. Em média são registrados 340 empréstimos mensais.

No momento há duas turmas de 20 reeducandos cada uma. A psicóloga da unidade, Alacir, e a bibliotecária voluntária, Léia, são as mediadoras que estão à frente da ação de Remição de Pena pela Leitura no CDP de Santo André.

Segundo Léia, o último ano em Santo André foi o mais promissor de todas as suas experiências. “Lemos 9 livros em 12 meses e, para além da minha turma, começamos uma segunda”, destaca. O objetivo da mediadora é contribuir para que os novos leitores tenham mais facilidade com a escrita e a leitura, ferramentas imprescindíveis quando em liberdade.

Dados do escritor - Jonas Ribeiro é formado em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. O autor possui 168 obras literárias publicadas e já visitou mais de 1.600 escolas no país divulgando suas obras.

Para mais informações: https://www.jonasescritor.com.br/

aasassa
Topo