Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

26/05/23 | Sarah Fonseca – Ecom/CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Motivação e esperança: Grupo Coração Profundo realiza apresentações em 12 unidades prisionais de São Paulo

Espetáculo apresentado por família norte-americana foi acompanhado por mais de 2 mil reeducandos

O grupo Coração Profundo, formado pela família norte-americana Woronieck, realizou uma série de apresentações artísticas em 12 unidades prisionais de São Paulo. Entre os meses de março e abril, 2.812 reeducandos acompanharam o espetáculo - idealizado pelos voluntários.

A família, que há cerca de 10 anos é parceira da Secretaria da Administração Penitenciária, já marcou presença em presídios de mais de 50 países. Por meio da arte, os intérpretes levam momentos de inspiração e uma experiência única cheia de personalidade e superação aos reeducandos. Durante as apresentações, os integrantes do grupo ainda compartilham suas histórias pessoais, enfatizando a importância da música.

As 12 unidades prisionais que receberam as apresentações foram escolhidas visando atingir um número significativo de reeducandos e ampliar o alcance do projeto. Cada apresentação foi preparada com um repertório diversificado de estilos artísticos, como teatro, dança, malabares e mágicas. A intenção foi de proporcionar momentos de reflexão por meio do entretenimento e interações, convidando o espectador a cantar, dançar e se expressar. Além do impacto emocional e psicológico positivo, o grupo incentiva os reclusos a aproveitarem as oportunidades de ressocialização que podem surgir.

De acordo com os artistas, a cultura desempenha um papel fundamental na ressocialização de pessoas presas, dando a oportunidade de explorar suas emoções, superar traumas e reconstruir suas identidades, promovendo a disciplina, comprometimento e o desenvolvimento de habilidades sociais, que são essenciais para uma convivência digna.

A atividade foi intermediada pelo Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), que além de promover um trabalho de desenvolvimento profissional das pessoas privadas de liberdade, egressos, familiares e prestadores de serviços à comunidade, transforma a reintegração em uma missão respeitosa e humanizada.

As apresentações do Coração Profundo foram recebidas com entusiasmo e gratidão pelos reeducandos das seguintes unidades:

Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz
Penitenciária de Mairinque
Centro de Progressão Penitenciária de Campinas
Penitenciária II “Odete Leite de Campos Crittler” de Hortolândia
Penitenciária “Odon Ramos Maranhão” de Iperó
Penitenciária II “Adriano Marrey” de Guarulhos
Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos
Penitenciária I de Capela do Alto
Penitenciária I de Franco da Rocha
Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha
Penitenciária II “Dr. Antonio de Souza Neto” de Sorocaba
Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia

A experiência deu aos reeducandos a oportunidade de sonhar e acreditar em suas capacidades, fortalecendo seu caminho rumo à reintegração social. As apresentações contam com apoio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), por meio do GCAE, e das Coordenadorias de Unidades Prisionais das Regiões Metropolitana (Coremetro) e Central (CRC).

aasassa
Topo