Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

26/05/23 | Sarah Fonseca - Ecom/CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Dia do assistente social é celebrado com palestra sobre a atuação profissional no sistema penitenciário na Sede II da SAP

Evento valorizou a dedicação e o compromisso de profissionais do serviço social, que promovem inclusão e transformação social

Para celebrar o Dia do Assistente Social, a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e o Grupo de Ações de Reintegração Social (GARS), em parceria com a Escola de Administração Penitenciária "Dr. Luiz Camargo Wolfmann", promoveram um evento em homenagem a esses profissionais, realizado no dia 17.

O evento reuniu servidores da CRSC e Agentes Técnicos de Assistência à Saúde, assistentes sociais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) que desempenham o papel de garantir o acesso aos direitos civis e sociais dos reeducandos em cumprimento de pena. Cerca de 50 pessoas também acompanharam a palestra transmitida online através do canal da SAP no YouTube.

Como convidada principal, a professora Elisabete Borgianni, doutora em serviço social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, membro do Conselho de Especialistas da AASPSI-Brasil e Coordenadora do Grupo de Estudos Sociojurídicos, ministrou a palestra sobre os 30 anos da regulamentação da profissão e do código de ética, além da atuação do serviço social dentro do campo prisional.

Compuseram a mesa também a Coordenadora de Saúde do Sistema Prisional, Kely Hapuque Cunha Fonseca, o assistente social Mauricio Fernandes de Faria, a mestre em Serviço Social e Política Social Isaura Paris Cabanillas Tadioto, e o assistente social do Centro de Progressão Penitenciária de São Vicente, Eudes Chuvukian Ourfali.

Para a professora, a humanização do ambiente carcerário com políticas públicas é fundamental para a boa convivência de todos. "Com a redemocratização, foi possível desenvolver ações de educação, trabalho protegido e remunerado, saúde, lazer e arte, espaços nos quais aquelas mulheres podiam lidar tanto com a angústia do encarceramento quanto participar dos debates sobre o significado do encarceramento como política pública de enfrentamento aos crimes e delitos”, destacou.

Ainda segundo Elisabete, “foi possível confirmar a tese de que o bem-estar e a qualidade de vida de presos e trabalhadores da custódia são o que aumentam a probabilidade de ordem e segurança para todos”.

O evento também contou com discursos da diretora do GARS, Maria Aparecida Gobato Lopes Castro, ressaltando que a proposta do evento foi, além da comemoração, uma conversa aberta para a unificação dos conhecimentos adquiridos no âmbito acadêmico e a realização dos trabalhos desenvolvidos pelos assistentes sociais inseridos na SAP.

Já a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, evidenciou a importância da profissão na sociedade. "Hoje é um dia para celebrarmos não apenas a profissão de assistente social, mas também os avanços conquistados ao longo desses 30 anos de regulamentação. É um momento para refletirmos sobre a importância do trabalho que realizamos, reconhecendo que cada um de nós desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária", reafirmou.

O evento traçou uma perspectiva histórica do serviço social no sistema penitenciário de São Paulo, com uma discussão abrangente sobre o trabalho dos assistentes sociais nos dias de hoje, considerando as mudanças significativas nos processos de trabalho e na reintegração social, que desempenham um papel fundamental no contexto prisional.

A celebração contou com a apresentação do trecho de "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus, performado pela arte-educadora Lilia Reis.

aasassa
Topo