24/05/23 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Presídios de Ribeirão Preto investem em reformas e melhorias

Unidade masculina recebe Base de Escolta e Feminina foi toda reformada; 4 torres de vigilância estão sendo construídas no CDP

As três unidades prisionais instaladas em Ribeirão Preto passam por reformas e melhorias estruturais. A Penitenciária Masculina, por exemplo, recebeu a Base de Escolta. O investimento faz parte de projeto do Governo Estadual, implementado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), para criação de polos regionais de Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs) no Interior do Estado. Com essa iniciativa, os policiais penais assumem 100% das escoltas, liberando os policiais militares para as ações de patrulhamento preventivo e ostensivo em tempo integral.

Está em andamento a construção de um Centro de Treinamento, com pista para veículos, sala de aula, estande de tiro e área de lazer. O espaço será destinado tanto para os servidores da Penitenciária Masculina quanto para outros órgãos de Segurança Pública.

A unidade conta, também, com um Canil. Os cães são utilizados para apoio à segurança em todo o perímetro interno e externo do presídio, para inibir fugas, auxiliar na contenção de presos, além de localizar produtos ilícitos e pessoas desaparecidas.

FEMININA

A Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto também passou por reforma em toda a sua extensão, como elevação dos muros e troca de portões. Foi construída uma nova cozinha e um refeitório moderno e climatizado para os funcionários.

A unidade teve sua estrutura de acesso ao Pavilhão Habitacional toda reformulada. A área está totalmente automatizada e seus setores, com novos equipamentos de monitoração.

MURALHAS

No Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nayan Xavier Ribeiro” de Ribeirão Preto estão sendo construídas quatro torres de vigilância, uma vez que o prédio foi idealizado como cadeia pública e possui pequenas guaritas nas muralhas. A obra começou em setembro do ano passado e tem previsão de ser concluída em fevereiro de 2024.

O CDP passa por reforma da subportaria, com a construção de banheiros feminino e masculino. A sala dos funcionários está sendo ampliada – passou a ter copa e bebedouro. As janelas foram trocadas.

A intervenção é realizada com mão de obra carcerária, sob supervisão e auxílio de funcionários, assim como ocorre na horta, que vem sendo implementada na unidade há alguns meses.

São reeducandos selecionados de acordo com a experiência profissional e também a partir de avaliação de bom comportamento. Geralmente, já atuavam na construção civil antes de serem presos.

Além de ocupar o tempo com o trabalho, o sentenciado tem direito à remição de pena - a cada três dias trabalhados é descontado um dia da condenação.

Atualmente, o espaço conta com produção de alface, cheiro-verde, rúcula, couve, beterraba, abobrinhas (diversas variedades), pimenta, temperos, pepino, tomate, entre outros.