Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/05/23 | Augusto Biason – Ecom/CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Escola do Trabalhador 4.0 oferece qualificação em tecnologia e produtividade a servidores e público da SAP

Fruto de parceria entre Ministério do Trabalho e Microsoft, plataforma de cursos gratuitos é totalmente online e oferece certificação

Uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e a Microsoft está oferecendo cursos de qualificação profissional a servidores e egressos do sistema penitenciário, familiares de reeducandos, prestadores de serviço à comunidade, bolsistas do Programa Bolsa Trabalho e estagiários da SAP. Trata-se da plataforma Escola do Trabalhador 4.0, que visa oferecer cursos gratuitos em temas de tecnologia e produtividade, com certificação pela empresa de tecnologia.

A Escola do Trabalhador 4.0 é uma plataforma de cursos online totalmente gratuita, com conteúdos voltados às áreas de tecnologia e inovação. A Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) é beneficiária do projeto. Até o momento, no âmbito da CRSC, 186 pessoas se inscreveram nos cursos disponibilizados.

Com o objetivo de ajudar as pessoas privadas de liberdade, egressas do sistema penitenciário e seus familiares a se prepararem para o mercado de trabalho atual, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, incentiva a utilização da plataforma para qualificação desse público na área de tecnologia da informação. A Escola do Trabalhador 4.0 conta com uma taxa de empregabilidade de quase 15%, de acordo com informações do MTP.

“As profundas transformações do trabalho e do mundo do trabalho demandam novas estratégias para contribuir com a formação e qualificação profissional visando a inclusão socioeconômica. Ao mesmo tempo, é necessário desenvolver medidas para superar a profunda exclusão digital”, afirma Diego Ferracini, Diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade.

Para a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, a plataforma é uma das propostas mais potentes de aperfeiçoamento para o aprimoramento contínuo dos servidores da Pasta. “Assim, podemos agregar aos seus conhecimentos cursos como produtividade pessoal e colaborativa, que engloba ferramentas importantes da rotina e desenvolvimento dos trabalhos diários”, ressalta.

“Trazendo uma qualificação profissional aos nossos servidores, consequentemente o atendimento ao nosso público é valorizado. A SAP foi extremamente assertiva em ofertar tal recurso, pois qualifica a todos com uma qualidade extremamente reconhecida”, destaca a Coordenadora.

Durante a realização do curso, a Microsoft oferece acesso gratuito ao Pacote Office para que o trabalhador possa praticar os conhecimentos adquiridos. Também são oferecidas aulas ao vivo com a metodologia de fixação de conteúdo e tutoria online. Todos os cursos têm a certificação do Ministério do Trabalho e Previdência e da Microsoft.

Cursos oferecidos

A plataforma oferece 58 cursos de tecnologia divididos em 11 trilhas de aprendizagem, abrangendo diferentes níveis de conhecimento e alinhados às principais competências exigidas pelo mercado de trabalho. O programa é totalmente online, gratuito e não possui requisitos de escolaridade, abordando tópicos essenciais para o mercado de trabalho brasileiro, desde habilidades básicas de alfabetização digital até conceitos avançados de computação em nuvem, inteligência artificial e ciência de dados.

Confira algumas trilhas e cursos oferecidos na plataforma:

- Letramento Digital
1. Trabalho com computadores
2. Acesse informações online
3. Comunique-se online
4. Participe online com segurança e responsabilidade
5. Crie conteúdo digital
6. Colaborar e gerenciar conteúdo digitalmente

- Produtividade Pessoal
1. Curso de Excel
2. Curso de Word
3. Curso PowerPoint

- Introdução à Programação
1. Crie um site simples usando HTML, CSS e JavaScript
2. Escrever meu primeiro código C#

- Produtividade Colaborativa
1. Curso do One Drive
2. Curso do OneNote
3. Curso do Outlook
4. Curso do Sharepoint
5. Curso do Teams

- Como conseguir um novo emprego
1. Boas-vindas
2. O currículo: prepare o seu de forma criativa
3. A Busca: saiba como procurar emprego
4. A entrevista: prepare-se para esse momento decisivo
5. O LinkedIn: use essa ferramenta para encontrar emprego

- Educação Financeira Usando o Excel
- Administrador de TI em Azure
- Desenvolvedor e programador de software
- Profissional de Inteligência Artificial
- Analista de Dados
- Analista de Segurança de Dados
- Engenheiro de Dados
- Cientista de Dados, entre outros.

Para se inscrever, basta acessar a Plataforma Escola do Trabalhador 4.0.

aasassa
Topo