17/05/23 | Daisyane Mendes – Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Presídios da Corevali seguem com cronograma de Jornadas da Cidadania para reintegração de detentos na sociedade

Atividades voltadas ao preparo para a vida egressa movimentam unidades do Vale do Paraíba e Vale do Ribeira

Nos meses de março e abril de 2023, foram realizadas um total de quatro Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda em estabelecimentos penais subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali). As ações voltadas para a reinserção social dos custodiados aconteceram no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá, no Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté, na Penitenciária de Registro e no CPP “Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

As atividades desenvolvidas durante as Jornadas nesse período somam um total de 4.962 apenados atendidos.

O objetivo do trabalho é oferecer aos reeducandos do sistema penitenciário paulista um conjunto de serviços essenciais, trazendo um mutirão de ações para fornecer importantes ferramentas na retomada da vida em liberdade. Entre as atividades oferecidas aos presos estão testes rápidos de HIV, controle e aferição de pressão arterial, teste de glicemia, emissão e regularização de documentos (como RG e CPF). Além desses atendimentos, são realizadas palestras sobre nutrição, saúde e serviços executados pelas Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEFs), da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

No dia 9 de março, a décima edição do evento no CPP de Mongaguá, na Baixada Santista, buscou o resgate da dignidade humana por meio de diversas atividades. Foram realizadas palestras sobre tuberculose, empoderamento através de palavras e o trabalho da CAEF. A programação também contou com a aferição da pressão arterial e testes de glicemia, corte de cabelo e atendimento jurídico pela Defensoria Pública. O grande destaque ficou com a apresentação musical dos reeducandos que compõem o grupo de canto coral do projeto “Esperançar”.

Já no dia 21 do mesmo mês, o CDP de Taubaté, no Vale do Paraíba, organizou a sua Jornada abrangendo confecção de RGs, palestras sobre empreendedorismo, direitos previdenciários e sociais, higiene bucal, dermatoses, atendimento de advogados em parceria com a Universidade de Taubaté e triagem de casos de hipertensão e diabetes.

No dia 30, foi a vez da Penitenciária de Registro, no Vale do Ribeira, realizar a sua segunda edição da iniciativa. A unidade prisional mobilizou uma série de ações que envolveram além da confecção de RGs, palestras sobre prevenções em saúde, combate ao suicídio, alcoólicos anônimos, preparação para a liberdade, qualidade de vida do egresso, planejamento de carreira e empregabilidade, saúde bucal, infecções sexualmente transmissíveis, atendimento jurídico, avaliação com optometrista (profissional responsável por identificar problemas de visão) e exposições dos trabalhos desenvolvidos pelos reeducandos por meio da escola vinculadora da região. Os custodiados ainda puderam ter contato com produtores locais da região, que trouxeram suas empresas para o evento abrindo oportunidades para o trabalho da mão de obra carcerária.

Por fim, no dia 27 de abril, o CPP de Tremembé fechou o bimestre proporcionando aos seus custodiados palestras sobre a CAEF, esporte, saúde e qualidade de vida, preparo para a liberdade, educação sexual, uso racional da água e meio ambiente. O evento ainda contou com a emissão de certidões de nascimento, atendimento de advogados, aferição da pressão arterial, glicemia e testes rápidos de HIV.

A Jornada é uma realização do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), da CRSC, e do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Corevali, e conta com importantes parceiros, como a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap), a Secretaria da Segurança Pública, o Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt” (IIRGD), a Defensoria Pública, Igreja Universal do Reino de Deus, entre outros.

O cronograma regional das Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda de 2023 continua, com os próximos eventos acontecendo no CDP de Caraguatatuba, P1 de São Vicente, Penitenciária Feminina 1 de Tremembé e P2 de Potim.