Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/05/23 | Sarah Fonseca – Ecom/CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reintegração Social promove formação profissional para reeducandos em parceria com o Instituto Federal Sul de Minas

Parceria valoriza educação e empregabilidade como a principal chave da reintegração social

Oitenta reeducandos de quatro unidades prisionais do Estado de São Paulo concluíram cursos de formação inicial e continuada em micro empreendedorismo individual e almoxarifado. A iniciativa, fruto da parceria entre a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e o Instituto Federal Sul de Minas, visa promover uma reintegração bem-sucedida na sociedade e possibilitar a construção de um futuro promissor para os participantes por meio da qualificação profissional.

Os reeducandos selecionados tiveram acesso a aulas teóricas e práticas, abordando temas essenciais para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras individuais e gestão de almoxarifado. Os cursos oferecidos pelo Instituto Federal Sul de Minas foram adaptados para atender às necessidades específicas das unidades prisionais, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e à troca de experiências.

O curso de microempreendedor individual, realizado nas unidades Centro de Progressão Penitenciaria (CPP) de Campinas e CPP de Hortolândia, promoveu conhecimentos sobre como iniciar e gerenciar seu próprio negócio, estimulando o empreendedorismo e o autodesenvolvimento. Durante as aulas, foram abordados temas como marketing estratégico, produtos e marcas, e abordagens de consumo, direcionados aos reeducandos que desejam enfrentar o mercado de trabalho empresarial.

Já o curso de almoxarifado, realizado na Penitenciária II Tremembé e no Centro de Detenção Provisória de Chácara Belém II, capacitou os alunos para o controle e a organização de estoques, controle de qualidade e distribuição, além de conceitos básicos de logística, projeto de vida e habilidades profissionais básicas para aprimoramento dentro do ambiente de trabalho.

A parceria entre CRSC e o Instituto Federal Sul de Minas se concretizou por meio do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), que há anos desempenha um trabalho de desenvolvimento profissional às pessoas privadas de liberdade, egressos, familiares e prestadores de serviços à comunidade, em conjunto com instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil.

“A parceria está sendo produtiva aos beneficiados com os cursos ofertados. É a retomada de um importante movimento de articulação de instituições de ensino e pesquisa para contribuir com a implantação de políticas de qualificação profissional e geração de trabalho e renda no marco do Plano Estadual de Trabalho no âmbito do sistema penitenciário paulista”, ressalta Diego Ferracini Lacerda, diretor do GCAE.

Ao possibilitar a formação profissionalizante dentro do ambiente prisional, a parceria demonstra que a educação é uma ferramenta poderosa para a transformação e a reintegração de indivíduos que cometeram infrações, mostrando a todos que a vida em liberdade pode ser feita de novas oportunidades.

A conclusão dos cursos foi celebrada em cerimônias realizadas em suas respectivas unidades prisionais, nas quais os 80 reeducandos receberam seus diplomas e demonstraram estar cada vez mais interessados em reconstruir suas vidas longe da reincidência criminal.

aasassa
Topo