12/05/23 | ECOM - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Presídios femininos de São Paulo dão início à visita virtual

Familiares cadastrados no rol de visitas terão direito à visitação à distância. Iniciativa visa amenizar o baixo número de visitas recebidas por mulheres presas

A partir de quinta-feira, 11, familiares de reeducandas do sistema prisional do Estado de São Paulo podem agendar visita à distância por meio do sistema Conexão Familiar – Visitas Virtuais Mulher.

Em estudos recentes, a Secretaria da Administração Penitenciária observou que as unidades que abrigam mulheres presas apresentam um baixo número de visitas. O contato externo, principalmente aquele em que a pessoa privada de liberdade mantém o vínculo familiar, é um importante aliado na busca pela reintegração social de reeducandos. E a visitação é fundamental para o fortalecimento desses vínculos afetivos.

Muitas mulheres, especialmente aquelas que são mães, encontram dificuldades para receber visitas de seus filhos menores. E para ajudar os familiares, que em muitos casos são os responsáveis pelos filhos das reeducandas, mas que não possuem condições de visitá-las, a Pasta dá início à implantação da Visita Virtual Feminina, por meio da publicação da Resolução SAP nº 49/2023, de 10 de maio de 2023.

A iniciativa é fruto de uma proposta idealizada pelo Comitê da Mulher Presa e Egressa do Sistema Prisional e pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, e é válida para todas as unidades prisionais femininas do estado.

A ação é uma continuação do projeto Conexão Familiar iniciado durante a pandemia de covid-19, em 2020, quando houve a implementação de visitas virtuais em todos os presídios paulistas, já que as visitas presenciais estavam suspensas por questões sanitárias.

Apenas as pessoas regularmente cadastradas no rol de visitas dos reeducandos poderão solicitar o agendamento para visita virtual, pelo endereço: https://agendamentovirtual.sap.sp.gov.br/

Lá, deverão optar pela opção Conexão Familiar – Visita Virtual. Quem já havia se cadastrado durante a pandemia, continua com o cadastro válido.

O familiar que optar pela modalidade de visita virtual, só poderá retornar ao modo presencial após 90 dias da mudança.

As visitas virtuais serão de 10 minutos, para permitir que mais visitantes possam entrar em contato com suas familiares sob custódia da SAP.

Perguntas Frequentes - Visita Virtual: http://www.sap.sp.gov.br/conexao-familiar/conexao-familiar-faq.html

Conexão Familiar - Visita Virtual nas Unidades Femininas

Conexão Familiar - Visita Virtual: Agendamento