Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

11/05/23 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CDP de Jundiaí inaugura biblioteca para reeducandos

Além do ambiente educativo, houve o descerramento da placa de inauguração da sala para os advogados

O Centro de Detenção Provisória (CDP) Marcos Antônio Alves Bezerra, de Jundiaí, inaugurou uma sala para advogados da OAB, uma biblioteca e uma sala multidisciplinar. A cerimônia de inauguração ocorreu no dia 5, no CDP e contou com a presença de diversas autoridades.

A biblioteca possui um acervo de cerca de três mil exemplares entre literatura, poesia, autoajuda, profissionalizante e obras de caráter religioso. Os espaços foram reformados em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e com a 33ª Subseção OAB-Jundiaí.

A sala destinada aos advogados disponibilizará o suporte necessário para o desempenho profissional, segundo as prerrogativas legais previstas em estatuto. Ela recebeu o nome do advogado Aguinaldo de Bastos, que além da profissão do Direito, também era escritor. A filha dele, Estrela Maria de Bastos Straus esteve presente durante a cerimônia.

A sala multidisciplinar e a biblioteca fazem parte dos projetos de ampliação para aprimorar as ações relacionadas à leitura, treinamentos e outras atividades voltadas para a reinserção da pessoa privada de liberdade. Os projetos Pedalar, Formiguinha, Voz da Consciência e Projeto Aconchego, por exemplo, são atividades que utilizarão desse ambiente, além das aulas dos ensinos fundamental e médio. Logo, a sala multidisciplinar vem com o intuito de agregar dando um suporte maior ao custodiado.

Durante os pronunciamentos, o diretor do CDP, Alexandre Apolinário agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância das parcerias para a unidade prisional. “As instituições parceiras contribuem em muito para com o ideal de ressocialização da Secretaria da Administração Penitenciária. Os resultados são vistos pelo baixo índice de reincidência e por ser um ambiente penal que não apresenta perigo para o município”, diz Apolinário.

Estiveram presentes na cerimônia Gilberto Leme Marcos Garcia (Desembargador), Jean Ulisses Campos Carlucci (Coordenador das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), Luciana Rigone (Juiza do Deecrim), Jeferson Torelli (Juiz da Vara da Infância) e Eunice Rosa Godinho (Superintendente da Funap).

aasassa
Topo