08/05/23 | Eduardo Maffei - Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SP ganha ferramenta para digitalizar processos e reduzir o uso de documentos de papel

Sistema Eletrônico de Informações (SEI) substituirá o Sem Papel, que passa a funcionar apenas como arquivo

São Paulo passa a utilizar uma nova ferramenta para digitalizar processos. A nova ferramenta digital, que substituirá o SP Sem Papel, garante aos servidores paulistas mais facilidade na produção, tramitação, transparência e gestão de documentos administrativos. A partir do próximo dia 12/05, o Sem Papel passará a funcionar apenas como arquivo, devendo os processos ainda em andamento serem inseridos na nova ferramenta.

Entre as vantagens do SEI, estão a eficiência de processos sistematizados entre órgãos municipais, estaduais e federais; a variedade de formatos e tamanhos de documentos compatíveis; e a tramitação simultânea de processos em múltiplas unidades.

O Governo de SP recebeu o código fonte para que as áreas técnicas possam atuar e iniciar a implementação do sistema integrado em toda a administração paulista. A introdução do SEI nos processos administrativos do Estado será feita gradualmente, a partir da Secretaria da Casa Civil. Já inclusão das demais secretarias e das administrações diretas e indiretas virão posteriormente, de forma escalonada.

Segundo a diretora do Departamento de Tecnologia da Informação da SAP, Adriana Langone, “a maior vantagem é que o SEI é um sistema com layout amigável com inúmeras funcionalidades, principalmente na questão de níveis de acesso no âmbito do processo quanto a sigilo, restrição, público; também na questão de poder anexar arquivos de outros formatos além do pdf”, explica a diretora.

Além disso, está sendo uma inovação, considerando que faz parte da transformação digital do Estado de São Paulo, que refletirá em melhorias nos processos internos dos órgãos e também para o cidadão.

Mais informações no link a seguir: https://portal.sei.sp.gov.br/