08/05/23 | Eliane Borges - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Servidoras de unidades da Croeste são homenageadas

Comemorações ocorreram em alusão ao Dia Internacional da Mulher

No mês em que se comemorou o Dia da Mulher, funcionárias de presídios da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) foram presenteadas com ações de beleza e bem-estar, além de serem contempladas com palestras de saúde e momentos descontraídos com gincanas, brincadeiras, exercícios, entregas de mimos, cafés da manhã e almoços especiais.

Corte de cabelo, limpeza de pele, designer de sobrancelha, manicure, massagem e maquiagem. Este foi o somatório das ações de beleza, algumas em parceria com a Igreja Universal do Reino de Deus, desenvolvidas no Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de São José do Rio Preto, tanto para as reeducandas quanto para as servidoras, bem como na Croeste, Centro de Detenção Penitenciária (CDP) de Pacaembu II e penitenciárias de Flórida Paulista e Valparaíso.

A Penitenciária “Luis Aparecido Fernandes” de Lavínia II, além de tarde de estética com depilação, proporcionou uma aula de zumba às funcionárias, enquanto o Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba projetou um vídeo sobre a força feminina diante dos desafios da vida, seguido de reflexão e oração ecumênica. A Penitenciária “Maurício Henrique Guimarães Pereira” de Presidente Venceslau II, por sua vez, trouxe músicos do Conservatório Municipal “Professora Alzira Moiyses Chaim” para um café da tarde musical às mulheres presentes.

Manobras de quiropraxia e exercícios de relaxamento ocorreram, respectivamente, na Penitenciária “Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis II e no CDP de Paulo de Faria. Já a Penitenciária “João Augustinho Panucci” de Marabá Paulista, desenvolveu a dinâmica “Teia da Conexão”, levando a refletir sobre como estamos ligados uns aos outros. Em seguida, realizou a dinâmica do espelho quando, ao abrir uma caixa, a pessoa via dentro dela alguém importante para o grupo e deveria listar as qualidades desse indivíduo, que no caso, era sua autoimagem refletida num espelho. A Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis, por sua vez, realizou a gincana das pérolas e dinâmicas, enquanto o CDP de Caiuá proporcionou um ensaio fotográfico com as funcionárias.

Palestras

Além das atividades citadas, algumas unidades também realizaram palestras com temas do universo feminino. Foram elas: CRF de São José do Rio Preto – “Especial Mulher-Talento se Constrói”; Penitenciária de Pracinha – “Prevenção do Câncer de colo de útero”; CDP de Riolândia – “Saúde bucal x harmonização facial x autoestima”; PI de Presidente Venceslau - palestras com oftalmologista, orientadora cirúrgica e enfermeira; Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes e PIII de Lavínia – palestra motivacional; CDP II de Pacaembu – “Autoestima”; Penitenciaria de Caiuá – Roda de conversa sobre inteligência emocional no ambiente de trabalho; e Penitenciária de Valparaíso – palestra “Sororidade” e “Quem não se comunica, se complica”.

Sorteios, lembrancinhas, homenagens, cafés da manhã e almoços especiais ocorreram em várias destas unidades citadas, como também, nas penitenciárias de Junqueirópolis, Lucélia, Presidente Prudente, Pacaembu, Mirandópolis I, Dracena, Lavínia I e CR de Presidente Prudente. Na Feminina de Tupi Paulista, o tema foi trabalhado em sala de aula com as reeducandas, que confeccionaram cartazes.