05/05/23 | Mariana Amud - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Da cozinha para a vida: curso de ajudante de chapeiro movimenta Penitenciária Feminina Sant’Ana

Atividades oferecida pela Funap capacita mulheres e amplia as perspectivas de futuro

Uma chapa, mantimentos, conhecimento e gente interessada em aprender. Esses foram os ingredientes necessários para que, até o momento, 24 reeducandas da Penitenciária Feminina Sant’Ana se profissionalizassem como ajudantes de chapeiro no projeto “Cozinhas da Liberdade”, desenvolvido pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap). A ação ocorreu com apoio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

À frente da formação está o professor Deumas Oliveira, educador em Gastronomia, com 36 anos de atuação e experiência na capacitação de diferentes públicos em situação de vulnerabilidade social, nas áreas de panificação, auxiliar de pizzaiolo e chapeiro, entre outros. Mesmo com tanto tempo de profissão, essa foi a primeira vez de Oliveira está lecionando para mulheres em privação de liberdade, experiência que relata ser muito rica. “Para minha vida é um crescimento incrível, de muita troca com todos os envolvidos”, comentou em conversa.

Dia a dia de práticas

Nos 15 encontros, que somam 60 horas de curso, as reeducandas contam com instrução teórica e prática, que passa por fundamentos básicos para atuação em uma cozinha até a etapa final de produção da comida servida, no caso os lanches. Para o desenvolvimento e estruturação das aulas, Oliveira ressalta ter realizado um levantamento com colegas empresários para ver a real necessidade de profissionais na área de formação do curso, mas também pensou na possibilidade de que essas mulheres, quando em liberdade, possam ser autônomas.

Até o momento, duas turmas com 12 reeducandas já foram finalizadas na unidade prisional, que tem a previsão de uma nova turma ainda neste mês de abril e outras sete até o final de 2023. Na formatura do segundo grupo, realizada no início deste mês, a Funap, representada pelo Diretor Adjunto, Alexandre Rodrigues Cabrera, e pela Superintendente, Eunice Rosa Godinho, ambos da área de Atendimento e Promoção Humana, pontuou que o sucesso do curso se dá por contar o empenho de pessoas engajadas. “Agradeço pelo espaço cedido pela penitenciária para desenvolvimento desse projeto que, desde o início, estabeleceu uma relação empática e abraçou a iniciativa”, disse Cabrera.

Resultados

Um reflexo de que a formação é vista com bons olhos é o interesse permanente das reeducandas em participar e o apoio dado pelo corpo funcional para a execução das aulas. Em depoimento, a reeducanda F.S.P, de 24 anos, conta nunca ter esperado passar por essa capacitação dentro do sistema prisional. “Quando eu ganhar liberdade, não vou sair sem ‘nada’. Eu consegui adquirir experiência em um lugar que é difícil e isso vai me abrir muitas possibilidades. Só tenho a agradecer por tudo o que aprendi) ”, relatou.

Quanto às perspectivas de futuro, M.R.A.D, de 23 anos, comentou que o professor Deumas é um grande incentivador quanto às novas possibilidades. “O professor é sem palavras, sempre compartilhando todo o conhecimento dele com a gente, aprendemos demais”, comentou animada com a certificação.

Emocionado, Oliveira enfatizou que a gastronomia é apenas uma ferramenta que o levou a ministrar aulas às reeducandas, mas que “esses encontros são sobre a vida, sobre voltar a acreditar”. Também estiveram presentes na formatura do curso o diretor geral da PFS, Osvaldo Martins Bueno, e o diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coremetro, Claudio Nachibal Junior, além dos servidores da unidade prisional que atuam diretamente para que o projeto funcione.