03/05/23 | Augusto Biason - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP inaugura Oficina de Corte e Costura Industrial na Penitenciária II de Pirajuí

Parceria entre SAP e Ministério da Justiça visa capacitar profissionalmente mais de 400 custodiados nas oficinas

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por intermédio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) inaugurou, em 28 de março, a oficina de corte e costura industrial na Penitenciária II "Luiz Gonzaga Vieira" de Pirajuí. A ação é fruto de uma parceria entre a CRSC e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A iniciativa faz parte do Programa de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (PROCAP) e tem como objetivo capacitar mais de 400 custodiados do sistema prisional por meio da formação especializada em diferentes técnicas de corte e costura industrial.

Ao todo, serão formadas 28 turmas com 448 pessoas presas contempladas pelo projeto, que serão selecionadas pela unidade prisional a partir de critérios como o interesse em participar do curso e o bom comportamento carcerário. A formação permitirá a utilização das oficinas para a fabricação de roupas e materiais têxteis, gerando vagas de trabalho nas unidades prisionais e contribuindo para a futura reinserção no mercado de trabalho dos reeducandos beneficiados.

Essa é a quinta oficina entregue aos presídios paulistas neste ano, de um total de 20 previstas pelo convênio firmado entre os poderes estadual e federal. Além de Pirajuí, as unidades prisionais de Araraquara, Mogi Guaçu, Andradina e São José de Rio Preto também já receberam as instalações industriais.

Para a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, a missão mais importante e complexa da SAP é a de reintegrar seus custodiados, pois é necessária a atuação de vários atores para essa finalidade. “Não há reintegração sem união e políticas transformadoras, e aqui começa mais uma”.

A Coordenadora destacou ainda a importância da capacitação para o futuro dos reeducandos. “A oficina possibilitará oportunidades de trabalho, empreendedorismo, geração de renda, trazendo às pessoas privadas de liberdade, esperança e transformação, e é isso que se espera da nossa instituição”, completou.

A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Administração Penitenciária, Coronel Marcello Streifinger, do Coordenador das Unidades Prisionais da Região do Noroeste, Carlos Alberto Ferreira de Souza, do Diretor Executivo da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap), Mauro Lopes dos Santos, e do diretor da Penitenciária II de Pirajuí, Antonio de Freitas Gomes.

Também estiveram presentes o Prefeito de Pirajuí, Cesar Fiala, o Presidente da Câmara de Vereadores, Luis Augusto Bortoloti Azevinheiro, e o Promotor de Justiça Nelson Aparecido Febraio Junior.