Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

26/04/23 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Novas salas de aula no CDP Feminino de Franco da Rocha abrem as portas para o conhecimento

Reclusas ganham mais espaços para cursos profissionalizantes de curta duração

A área de educação do Centro de Detenção Provisória (CDP) Feminino de Franco da Rocha foi ampliada e novos projetos chegaram para beneficiar das custodiadas da unidade. O CDP é parte integrante da Coordenadoria de Unidade Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Para o Diretor Geral do CDP, Felipe Oliveira Lisboa Góes, o incremento nas vagas educacionais proporciona uma ampliação no leque de ações de ressocialização. Segundo o dirigente, a importante ajuda veio do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate), pertencente à Coremetro, quando foi possível a disponibilização de cursos profissionalizantes, como a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Por conta dessa realidade, em menos de 30 dias, foi realizada reforma e adequação de espaço para montar nova sala de aula na unidade prisional. Como resultado dessa ação, a expansão do ambiente educacional aumentou as possibilidades de oferecimentos de novas atividades.

Além de atender o curso do Sebrae, a área será usada também no projeto de remição de pena por leitura Palavras de Paz “Ouça a Sua Voz”, em parceria com a Fundação “Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) que atenderá, inicialmente, 20 reeducandas. Em complemento, o local reformado também possibilitará o acréscimo de vagas para o ensino formal no CDP.

Trabalhos realizados

Em tempo recorde, os serviços de manutenção foram executados graças à união de servidores e reclusas. Juntos, eles promoveram adequação necessária para a parte elétrica, efetuaram a aplicação de massa corrida, fizeram a pintura e a instalação de quadro branco para as atividades. O espaço de 30 metros quadrados comporta, de forma adequada, 20 alunas.

Com essa reforma da área educacional, o CDP Feminino de Franco da Rocha amplia o espaço especialmente preparado para o aprendizado. Atualmente, a unidade prisional possui duas salas que podem ser usadas para atividades de cursos de curta duração, além de outras duas voltadas para as aulas fixas, como as que acontecem com o ensino regular pelo sistema Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).

aasassa
Topo