24/04/23 | Mariana Amud - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Gestores dos estabelecimentos penais da Coremetro participaram de reunião no Instituto Ação pela Paz

Instituto possui parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária

Pensar, planejar e colocar os projetos em prática. Em 16 de março, gestores e representantes dos estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) estiveram na sede do Instituto Ação pela Paz (IAP) para uma reunião de apresentação do Programa Semear e suas possibilidades de aplicação nas unidades penais da região.

O Programa Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando (Semear) tem como principal objetivo viabilizar projetos com foco na redução da reincidência criminal no Brasil,a partir de termo de cooperação instituído pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e o Instituto.

Atualmente, o Semear já está com projetos em duas unidades prisionais da Coremetro: nos centros de detenção provisória III de Pinheiros e de Santo André. Respectivamente, por meio da ação “Paz no Coração – Liberdade na Prisão”, voltado para o equilíbrio físico e emocional dos reeducandos, e da iniciativa “Cortar para Transformar”, com curso profissionalizante de barbeiro.

Um dos embasamentos do Instituto Ação pela Paz está na última pesquisa de aferição de reincidência criminal realizada pela SAP, TJ-SP e o IAP. Os estudos demonstraram que aproximadamente 84% das pessoas que participaram de projetos oferecidos pelo Semear, não reincidiram após a liberdade até o momento da pesquisa, realizada em novembro de 2022.

Projetos e realizações

Em nome do IAP, a Diretora Executiva, Solange Rosalem Senesee, destacou que foi com alegria que a entidade recebeu os diretores das unidades prisionais da Coremetro. Ela explicou que houve troca de conhecimentos. São profissionais experientes e focados na boa gestão das unidades prisionais.

Segundo ela, a partir desse encontro a Coordenadoria se integra ao programa Semear, desenvolvendo projetos focados na redução da reincidência criminal. A dirigente fez um agradecimento especial ao coordenador da Coremetro, Antonio José de Almeida, e também ao diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate), Cláudio Nachibal Junior, pelas lideranças reconhecidas.

Presente à reunião especial, Nachibal Junior destacou: “O encontro foi importante e transparente, pois foram apresentados os projetos e os resultados do IAP”. De acordo com ele, a parceria da SAP com a organização é muito abrangente. “Os projetos auxiliam no dia a dia dos participantes, quer servidores, colaboradores ou reclusos. É nítida a contribuição para a melhora emocional dos envolvidos, criando um ambiente propício para reflexões, paz mental, autoconhecimento, interação, além de respeito e esperança”.

Parceria e Comprometimento

O encontro do IAP com os dirigentes deu, a cada gestor, possibilidade de vislumbrar atuações diversas junto aos reeducandos. Presente no encontro, a diretora do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista, Nívia Seravali, destacou que a reunião proporcionou o reconhecimento da brilhante parceria entre a SAP e o IAP. “Posso afirmar que foi um momento de desobstrução das dúvidas e receios, pois despertaram sede para implementação de projetos que concorram com o processo de ressocialização”, declarou Nívia.

Para Emerson Sanches, diretor do CDP de Guarulhos II, a reunião permitiu conhecer mais profundamente as atividades realizadas pelo Instituto e trazer a sociedade civil para mais próximo da SAP. “Vejo que é possível agregar muitos projetos ao ambiente prisional, de modo a desenvolver a criatividade, a escuta e a reflexão da população carcerária e também do corpo funcional com um grande ganho para a unidade prisional”, ressaltou.