21/01/13 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

PII de Serra Azul é premiada pelo Instituto Ecofuturo

Unidade prisional foi uma das vencedoras do 3° Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Reeducandos durante a construção do projeto

A Penitenciária II de Serra Azul está entre os dez vencedores do 3° Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade, no qual foram inscritos 306 projetos de 25 estados do Brasil. Inicialmente voltado a escolas e educadores, o concurso foi realizado também no sistema prisional paulista graças à parceria entre a Fundação Professor Manoel Pedro Pimentel (Funap) e o Instituto Ecofuturo.

O estabelecimento prisional apresentou um projeto intitulado “Um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria”, que abordava a prevenção da violência contra a mulher. A ousadia do tema chamou atenção e o acúmulo de experiências garantiu o desenvolvimento de estratégias inovadoras para a realização do trabalho. “Abordar esse tema aqui na unidade é extremamente complexo, pois estamos falando de uma população que se encontra na prisão em decorrência de crimes sexuais e ninguém quer se reconhecer e se assumir como autor de crimes desta natureza”, explicou a Agente de Segurança Penitenciária (ASP), Adriana de Oliveira, idealizadora e coordenadora do projeto.

De 19/10 a 07/11 ocorreu o processo de avaliação dos trabalhos enviados. Os semifinalistas foram indicados entre 08 e 20/11. Os vencedores foram divulgados em 13/12, no blog do Ecofuturo. Entre os avaliadores dos projetos estavam a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e o escritor Ignácio de Loyola Brandão.

Além da satisfação de estar entre os ganhadores, a PII receberá uma coleção de livros e terá seu projeto completo divulgado em um livro do Ecofuturo. A coordenadora do projeto e cinco monitores presos dividirão ainda uma premiação de R$ 5 mil.

“Estamos enfrentando um tema que é polêmico e que, em geral, ninguém quer abordar. E estamos fazendo isso de forma educativa, propondo que sentenciados e servidores reflitam sobre um tipo de violência que está muito próximo a todos nós”, comenta o diretor da unidade, Leandro Pereira.

A Funap tem mobilizado várias ações em parceria com o Instituto Ecofuturo nos últimos anos. Neste ano, a Gerência Regional de Ribeirão Preto promoveu encontros de formação para incentivar a participação de educadores e unidades prisionais no 3º Prêmio de Educação para a Sustentabilidade, o que resultou em cinco projetos inscritos pela Regional. Ao todo, 25 projetos foram inscritos pelo sistema prisional paulista.