Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/04/23 | CRSC - Comunicação  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Dia Internacional das Mulheres é comemorado com diversas atividades para as servidoras

Com palestras e conversas, as servidoras da Sede II participaram das atividades que marcaram a data

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, as coordenadorias de Saúde e de Reintegração Social e Cidadania, em parceria com a Escola de Administração Penitenciária, realizaram durante o mês de março diversas atividades para homenagear as servidoras da Pasta.

As servidoras participaram de três encontros, todos com cafés da manhã de boas vindas, palestras temáticas e momentos de conversas que trouxeram encorajamento e exaltação da figura feminina.

Realizados no auditório da Sede II da SAP, no centro de São Paulo, um dos encontros também foi transmitido a servidores de todo o Estado, que acompanharam por videoconferência.

O primeiro encontro aconteceu no dia 8. A coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, acolheu as servidoras e em sua fala destacou a importância das conquistas e dos diferentes universos femininos do mundo “Precisamos nos atentar as conquistas, pois tudo que foi avanço em algum lugar não foi. Onde tem um avanço tem uma resistência. As coisas levam tempo para acontecer e se hoje achamos normal alguma coisa em relação a mulher em outros lugares não são. Talvez o que achamos que se tornou normal no nosso "mundo" pode ser uma realidade bem diferente no "mundo" das outras. Somos "mundinhos" dentro de vários outros. E não podemos nos contentar em apenas naturalizar o nosso "mundo" e sim tentar atingir esse normal a esse grande "mundo" que entendemos como coletivo. E o importante é não desistir e entender que as pequenas coisas fazem a diferença. "

Neste dia o Secretário da Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, também esteve presente parabenizando as mulheres. De forma descontraída, ele contou um pouco sobre o seu relacionamento com a mãe e o quanto isso fez com que ele valorizasse ainda mais a força e dedicação das mulheres.

O segundo encontro, aconteceu no dia 15 de março. Nele, foi dado início ao Ciclo de Vivências – A Potência do Feminino em nós – um projeto idealizado pelo Grupo de Ações de Reintegração Social (GARS/CRSC) que propiciará diversas atividades ao longo do ano voltada para as mulheres. Neste dia, as servidoras puderam acompanhar as palestras “A potência das servidoras da SAP em seu campo de trabalho” com a professora Margareth Rago, “O autocuidado e a subjetivação do trabalho” com a psicóloga Monica Soligueto e uma dinâmica com a psicóloga Gabriela Ferreira.

Já no dia 17, as servidoras puderam acompanhar a palestra sobre “Sororidade” com Thamires Mendes e “A Visão de si mesma: autoestima é autoimagem feminina” com Hellen Cristina da Silva.

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que simboliza a luta histórica das mulheres em busca de condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, a reivindicação buscava igualdade salarial, mas, com o tempo foram acrescidas muitas outras temáticas necessárias, como o direito à educação, às oportunidades de emprego, às condições de trabalho, tratamento e tantas outras.

aasassa
Topo