Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/04/23 | Augusto Biason – Ecom/CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reintegração Social inaugura mais duas oficinas de corte e costura em presídios do interior

Penitenciária de Andradina e CPP de São José do Rio Preto agora também contam com oficinas de confecção voltadas à capacitação de custodiados

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou, nos dias 15 e 16 de março, mais duas oficinas de corte e costura industrial. Desta vez, na Penitenciária “ASP Anísio Aparecido de Oliveira”, de Andradina, e no Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Javert de Andrade”, em São José do Rio Preto.

A iniciativa é fruto da parceria firmada entre a SAP, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Apenas neste ano, já foram entregues quatro oficinas em presídios paulistas.

Capacitação

Por meio do Programa de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (PROCAP), a oficina permitirá a realização de cursos de qualificação profissional aos reeducandos, que irão fornecer informações fundamentais para o conhecimento das diferentes técnicas de corte e costura industrial.

A formação especializada permitirá a utilização das oficinas para a fabricação de roupas e materiais têxtil, gerando vagas de trabalho nas unidades prisionais. Além disso, será importante para a futura reinserção no mercado de trabalho dos reeducandos beneficiados. Na oficina da Penitenciária de Andradina, 4 turmas de 16 reeducandos serão formadas, totalizando 64 pessoas capacitadas, enquanto a do CPP de São José do Rio Preto contará com o dobro dessa capacidade, qualificando 128 reeducandos.

A Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, celebrou a parceria firmada em âmbito estadual e federal, entre a SAP e a Senappen. “O convênio permitirá a realização de cursos de qualificação e capacitação profissional aos reeducandos e reeducandas, possibilitando oportunidades de trabalho, empreendedorismo e geração de renda, trazendo a essas pessoas esperança e transformação, e é isso que se espera da nossa instituição”, ressaltou.

Para o Coordenador das Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste), Roberto Medina, a SAP tem importante papel na reintegração do indivíduo à sociedade por meio do trabalho, atuando para a diminuição da exclusão social e da reincidência criminal. “Possibilitar condições para que pessoas se qualifiquem para o mercado de trabalho é o recriar de um novo homem, dando-lhe a perspectiva de um novo horizonte. Nesse prisma, podemos afirmar que ele não renasce apenas para o conhecimento, mas para uma nova vida repleta de possibilidades e conquistas”, apontou.

Após o ato solene, autoridades e convidados visitaram as instalações das novas oficinas e conferiram as primeiras confecções de camisetas.

20 oficinas

O convênio firmado entre os poderes estadual e federal prevê a instalação de 20 oficinas em unidades prisionais de São Paulo, sendo cinco de corte e costura industrial. Além das unidades de Andradina e São José do Rio Preto, as penitenciárias de Mogi Guaçu e Araraquara já contam com a oficina desse modelo. Para o próximo mês, também está prevista a inauguração dos equipamentos na Penitenciária II de Pirajuí.

Ao todo, 28 turmas serão formadas durante os dois módulos do curso de corte e costura, com 448 pessoas presas contempladas pelo projeto, que serão selecionadas pela unidade prisional a partir de critérios, como o interesse em participar do curso e o bom comportamento carcerário.

aasassa
Topo