Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/04/23 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Mês da atividade física movimenta servidores da SAP

Sede da Coordenadoria Noroeste e unidades prisionais desenvolveram ações como caminhada e musculação

O mês de abril é marcado por ações ao Dia Mundial da Atividade Física, que celebrado no último dia 6. Reservada para conscientizar e mobilizar sobre a importância da prática regular de exercícios físicos, a data foi comemorada por servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) com diversas atividades, realizadas tanto na sede administrativa da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN), em Pirajuí, quanto nas unidades prisionais.

As ações foram uma parceria entre a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP) e a CRN, e contou com dinâmicas, pilates, caminhadas e musculação. Na sede da CRN, por exemplo, os participantes fizeram exercícios de alongamento, atividade lúdica e caminhada, conduzidos por profissional de educação física.

O mesmo ocorreu no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) II “Dr. Eduardo de Oliveira Vianna”, de Bauru, onde os servidores ainda saborearam um café da manhã com frutas, sucos e lanches naturais com o intuito de promover e incentivar a alimentação saudável.

PILATES E MUSCULAÇÃO

Funcionários da Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz”, de Pirajuí, participaram de uma aula de pilates, ministrada por uma colega de trabalho com formação na área e graduanda em Educação Física. A profissional ainda falou sobre os benefícios da atividade física, como diminuição da pressão arterial, melhora da circulação sanguínea e controle de peso, entre outros fatores.

Na Penitenciária Masculina de Ribeirão Preto, servidores usaram a academia instalada na unidade prisional para um treino de musculação e de luta (boxe). Os exercícios foram orientados por um profissional em Educação Física.

PREVENÇÃO DO SEDENTARISMO

O Dia Mundial da Atividade Física foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visando a prevenção do sedentarismo. Segundo a OMS, a falta de atividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

aasassa
Topo