05/04/23 | Veruska Almeida - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP é premiada em evento de combate à Tuberculose

Cento e vinte e nove unidades prisionais e três HCTPs atingiram as metas de busca ativa em 2022

No dia 23 de março, no Centro de Convenções Rebouças, foi realizado um evento em comemoração ao Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em mesma data. Após dois anos sem encontros presenciais em decorrência da pandemia da Covid-19, representantes da Secretaria Estadual de Saúde - Divisão de Tuberculose -, Serviços Municipais de Vigilância Epidemiológica, Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), entre outros convidados se encontraram para palestras e debates sobre a doença.

Na SAP, por conta de questões ligadas ao cárcere, uma pessoa tem 35 vezes mais chance de desenvolver a doença e a CSSP ganhou notoriedade pelo trabalho feito nos três Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) e 129 presídios das cinco coordenadorias regionais no combate à tuberculose. As unidades prisionais foram premiadas por atingirem as metas de investigação e identificação da doença em 2022.

Neste ano, o tema adotado para a Campanha do Dia Mundial da Tuberculose foi “Sim” Podemos acabar com a Tuberculose” e marca ações do esforço dos Órgãos Oficiais da Saúde em eliminar a doença até 2030.

A Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário estimula a realização de atividades educativas e ampliação da busca ativa da doença em sintomáticos respiratórios durante todo o ano, visando a proteção, o diagnóstico e tratamento de pacientes, privados de liberdade e servidores.

A tuberculose, ou TB, é uma doença infecciosa causada pelo bacilo de Koch e transmitida pelo ar. Ela pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. Pelos elevados índices de mortalidade e morbidade, a infecção é considerada como um grave problema de saúde pública.

Os principais sintomas são tosse crônica, febre, suor noturno, dor torácica e perda de peso lenta e progressiva. O tratamento dura em torno de seis meses com antibióticos específicos e as chances de cura podem chegar a 98%.

Alinhamento de trabalho técnico voltado ao controle da TB

A CSSP, por meio dos Centros Regionais de Atenção à Saúde da População Prisional (CRASPP) das regiões Noroeste e Oeste, realizou capacitação de servidores da saúde para alinhamento de trabalho técnico voltado ao controle da tuberculose nas unidades prisionais. Na ação participaram 44 profissionais, que tiveram amostras encaminhadas para análise do Instituto Adolfo Lutz de Presidente Prudente, parceiro na realização do treinamento.

Durante o evento foram abordados ainda pautas referentes as hepatites virais e HIV; uso correto dos sistemas de informação Sistema de Controle de Exames Laboratoriais (Sisgel) e Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL); preenchimento correto das requisições; critérios de solicitação e execução; campanha de intensificação da Busca Ativa, entre outros.