Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/04/23 | Patrícia Freitas – CRSC ECOM  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reintegração Social inaugura Escola Pró-Egresso no CPP de Mongaguá

Escola profissionalizante para reeducandos do regime semiaberto irá ofertar diversos cursos

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), inaugurou no dia 30, a Escola Profissionalizante “Pró-Egresso”, do Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá.

A iniciativa visa a capacitação profissional de reeducandos em regime semiaberto e é uma realização do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade, da CRSC. A escola irá possibilitar que sejam ofertados cursos disponibilizados por parceiros.

A Escola Profissionalizante Pró-Egresso possui duas salas de aula, uma sala de aula prática, além de espaço para leitura e biblioteca e conta com a parceria da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) para mobília dos espaços com carteiras, cadeiras e armários, além de auxílio no acervo da biblioteca. Dentro da parceria, a Funap também irá utilizar o espaço para aplicar projetos de qualificação profissional e leitura.

Estiveram presentes no evento solene o Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Marcello Streifinger, a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, o Coordenador das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), Nestor Pereira Colete Júnior, o diretor Executivo da FUNAP, Coronel Mauro Lopes dos Santos, o diretor do CPP de Mongaguá, Sandro Simões da Silva, o diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade, Diego Ferracini Lacerda, entre demais autoridades.

Na ocasião, o Secretário falou sobre a criação de novas oportunidades aos recolhidos: “Queremos que o preso se reinsira na sociedade da melhor forma possível, quem torna essa filosofia em prática hoje é a Coordenadoria de Reintegração Social e a FUNAP. Eles conhecem essa luta para buscar parceiros para aumentar essas possibilidades, quero deixar aqui meus parabéns para essas duas instituições para que elas perseverem e continuem nesse processo”.

Já a Coordenadora destacou a relevância da educação “Investir na educação é fator de humanização, que auxilia a criar um clima de expectativa favorável para o reingresso na vida social, quando postos em liberdade. Deve-se investir na criação de escolas para o sistema penitenciário, cuja concepção educacional privilegie, acima de tudo, a busca pela formação de um cidadão para o resgate social e educação libertadora numa dimensão de autonomia, sustentabilidade e minimização de discriminação social e da reincidência criminal” se referindo à nova instalação.

A Escola inaugurada é a 14ª no Estado, sendo a segunda inaugurada nesta gestão. O projeto tem como objetivo proporcionar oportunidades de qualificação para reeducandos, permitindo a recolocação ao mercado de trabalho e a reintegração à sociedade após o cumprimento de penas, contribuindo assim para a redução da reincidência criminal.

aasassa
Topo