Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/04/23 | Veruska Almeida - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Saúde Bucal é foco de trabalho no HCTP I de Franco da Rocha

Unidade atendeu 60 pacientes que precisavam de prótese dentária

O Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, tem como objetivo conscientizar e incentivar ações que promovam a boa saúde bucal. Assim, durante o mês de março, a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), por meio do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico I de Franco da Rocha, realizou atividades de odontologia com as pacientes da unidade.

O trabalho priorizou o atendimento feminino em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, e propôs, por meio do cuidado com os dentes, potencializar ações que objetivassem a reabilitação social, bem como sua reinserção na sociedade.

Ao todo, foram acompanhadas 78 mulheres, sendo entregues, ao final dos trabalhos, 60 próteses dentárias. As que necessitavam de próteses, passaram por triagem antes, sendo posteriormente encaminhadas ao tratamento reabilitador. Com este projeto, o hospital conseguiu zerar a lista de pacientes mulheres que precisavam do procedimento. Para homens, a previsão de atendimento é de pelo menos 20 próteses em 2023.

Para o diretor do HCTP, Luiz Henrique Negrão, estabelecer metas de tratamentos para cada paciente, assim como priorizar as necessidades de cada uma, com uma avaliação dentária funcional, é muito importante para promover a reabilitação oral das pacientes. “A perda dos dentes pode gerar muito desconforto e os prejuízos vão além da estética, pois dificultam também a fala, a mastigação, entre outros”, esclareceu Negrão.

Tratamento contínuo

O hospital trabalha desde a internação com a sensibilização dos pacientes para ações de fortalecimento de sua saúde bucal. O objetivo é prevenir doenças e estimular a manutenção de uma boa higiene oral, sempre focando em bons hábitos e atitudes saudáveis que contribuam para a construção da autoestima dos internos.

Todos os pacientes do HCTP são acompanhados em várias ações propostas pelo Núcleo de Odontologia sobre a saúde bucal. Os trabalhos de prevenção são contínuos, através de orientações sobre escovação, assim como com a disponibilidade de escova e pasta dental.

aasassa
Topo