Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/03/23 | Veruska Almeida - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Laboratório de teste rápido realiza exames para diagnosticar tuberculose

Novo espaço fica no HCTP I de Franco da Rocha e atenderá unidades da região

O mês de março é conhecido por debater ações efetivas contra a tuberculose. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Instituto Adolfo Lutz, deu início, no dia 13/03, às atividades do Laboratório de Teste Rápido Molecular (TRM), no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico I de Franco da Rocha.

No local deverá ser realizado o Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM -TB), que é um exame baseado na reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real, que amplifica os ácidos nucleicos utilizados na detecção tanto do complexo Mycobacterium tuberculosis (MTB) quanto dos genes que podem conferir resistência à rifampicina.

Inicialmente, deverão ser realizados uma média de 300 exames mensais, e será atendida à população privada de liberdade das sete unidades de Franco da Rocha, sendo elas: a Penitenciária I "Mário Moura Albuquerque", a Penitenciária II "Nilton Silva e a Penitenciária III "José Aparecido Ribeiro", o Centro de Progressão Penitenciária (CPP), o Centro de Progressão Penitenciária (CDP) Feminino e os Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico I e II.

Como explica o diretor do HCTP I, Luiz Henrique Negrão, a população privada de liberdade faz parte do grupo de pessoas vulneráveis, motivo pelo qual o combate e prevenção da tuberculose nas prisões devem ser realizados de forma contínua. “A frequência de formas resistentes e multirresistentes está relacionada ao tratamento irregular e à detecção tardia de casos, por isso temos como principal objetivo detectar precocemente pacientes com tuberculose nas unidades e hospitais de custódias, a fim de que possam iniciar o tratamento o mais rápido possível e assim diminuir a prevalência de casos com a possível contaminação de outros”, complementou Negrão.

Cabe destacar que o começo dos trabalhos acontece juntamente com a campanha anual, realizada pela Pasta, de “Intensificação da Busca Ativa de casos de tuberculose”, que teve a primeira fase da ação de 17 a 31 de março.

aasassa
Topo