28/12/12 | Por: João Carlos Bigaran Jr. – Comunicação CRSC

Egressos terão oportunidades de emprego nas obras do Rodoanel – Trecho norte

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

O trecho Norte terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste

No último dia 18, aconteceu no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, cerimônia de assinaturas, onde o Governador do Estado de São Paulo autoriza as Secretarias da Administração Penitenciária, da Justiça e Defesa da Cidadania e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia firmarem parcerias com o Dersa para a geração de emprego e inclusão em programas sociais.

Assim, o público atendido pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, órgão da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, passa a ter mais uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. A previsão é de que os egressos e também seus familiares tenham 600 vagas de emprego disponíveis.

Além das oportunidades de trabalho, o termo de cooperação prevê que famílias moradoras na região do empreendimento tenham fácil acesso aos programas sociais oferecidos pelo Estado. Os egressos serão contratados em regime de CLT e terão os mesmos direitos e deveres dos demais operários.

Outro fator importante na parceria é que nos canteiros de obras haverá cursos de qualificação para os trabalhadores, por meio do Programa Via Rápida Emprego, onde estes poderão aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

Estiveram presentes à cerimônia, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o Secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o Secretario de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho; Eloisa de Souza Arruda, Secretária da Justiça e Defesa da Cidadania; Luiz Carlos Quadrelli, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e o Presidente do Dersa Laurence Casagrande Lourenço, além de diversas autoridades, entre elas o Coordenador de Reintegração Social e Cidadania, Mauro Rogério Bitencourt.

Durante seu discurso, Alckmin destacou que "Vamos qualificar as pessoas para um emprego que existe, que tem muita demanda, mas que tem carência de mão-de-obra e, que é a construção civil."

O Secretário da Administração Penitenciária falou a imprensa que cobria o evento que “os egressos encaixados no mercado dificilmente voltam para o crime.” Segundo Bitencourt, Coordenador de Reintegração Social da SAP, “Este convênio é mais uma importante vitória do Pró-Egresso, que vem desde 2010, quando foi criado, costurando parceiras entre as Secretarias de Estado e a Iniciativa privada para que o Egresso volte à sociedade com dignidade, se qualificando e gerando renda para sua família, coisas que o tornam cidadão de fato.”

Os egressos já estão sendo selecionados pela SAP, através do Departamento de Atenção ao Egresso e Família (que integra a CRSC), para que quando as vagas forem disponibilizadas eles sejam prontamente encaminhados.

Rodoanel Norte

O trecho Norte, último a ser concluído para o fechamento do anel viário, terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste. O empreendimento já obteve licença ambiental prévia, minimizará impactos sobre remanescentes preservados da Mata Atlântica e também reduzirá intervenções em áreas de urbanização consolidada. Estima-se que circularão diariamente neste trecho, 65 mil veículos, sendo 30 mil deles caminhões (60% destes normalmente utilizam a marginal Tietê).

A construção do Trecho Norte do Rodoanel começará no início de janeiro e prevê tempo de execução de três meses.