29/07/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Projeto “Leiturativa” no CDP de Suzano

Rodas de leitura foram praticadas semanalmente na unidade

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

Reeducandos e professores do "Leiturativa".

Ampliação do conhecimento, estímulo da criatividade e desenvolvimento da capacidade de argumentação são alguns dos benefícios da leitura. Pensando nisso, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano implantou, entre março e início de julho deste ano, o projeto “Leiturativa”. A iniciativa visa incentivar a leitura e promover discussão e reflexão de temas relevantes à vida social.

Os encontros ocorreram às terças-feiras, sendo o período da manhã destinado a cerca de 90 presos em Medida Preventiva de Segurança Pessoal e, o período da tarde reservado a 12 reeducandos de pavilhões habitacionais da unidade. O primeiro grupo utilizou o pátio de sol para a realização das atividades, enquanto o segundo se estabeleceu em uma sala no interior do presídio.

As aulas foram ministradas pelo servidor público Durvalino Nascimento Peco, com o auxílio da estudante de Letras Barbara Galhardi. Rodas de leitura foram realizadas, utilizando textos reflexivos selecionados por Peco e aprovados pela direção da unidade. “Entendemos que o projeto estimula os reeducandos a buscar cada vez mais a leitura e compartilhar suas experiências com os demais, fazendo com que os efeitos do cárcere sejam atenuados”, diz o diretor substituto do CDP, Emerson Luís Luperini. “Os reeducandos tornam-se capazes de analisar os motivos pelos quais foram presos e, assim, estabelecem metas para obter a liberdade plena e a inclusão no meio social”, acredita Luperini.

O projeto foi criado em 2004 pelos Agentes de Segurança Penitenciária (ASP) Durvalino Nascimento Peco e Wagner Paulo da Silva, até então estudantes de Biblioteconomia e Ciência da Informação, respectivamente. A Pastoral Carcerária da Igreja Católica de Suzano apresentou a iniciativa ao CDP e auxiliou na divulgação da mesma. A proposta obteve grande aceitação por parte dos reeducandos e, devido a isso, há previsão de que novas turmas sejam formadas na segunda quinzena de agosto.