23/03/23 | Patricia Freitas / ECOM CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reintegração Social inaugura oficina de corte e costura industrial na Penitenciária de Mogi Guaçu

Parceria entre SAP e SENAPPEN visa capacitar profissionalmente mais de 400 custodiados do sistema prisional com a implantação de oficinas permanentes

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou, dia 9, a oficina de corte e costura industrial da Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu. A iniciativa é fruto da parceria firmada entre a SAP, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Através do Programa de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (PROCAP), a oficina permitirá a realização de cursos de qualificação profissional aos reeducandos, que irão fornecer informações fundamentais para o conhecimento das diferentes técnicas de corte e costura industrial.

Estiveram presentes no evento solene o Secretário de Estado da Administração Penitenciária, Coronel Marcello Streifinger, o vice prefeito, Major Marcos Luiz Tuckumantel, a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, o Coordenador das Unidades Prisionais da Região Central, Jean Ulisses Campos Carlucci, a delegada e Presidente da Câmara dos Vereadores, Judite de Oliveira, a diretora da Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu, Daniele de Freitas Melo, o diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade, Diego Ferracini Lacerda, o pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, Wellington Silva Barbosa, entre demais autoridades.

Na ocasião, o Coronel falou sobre o papel da Secretaria em oferecer oportunidades aos reeducandos: “Cabe a nós, por meio da Reintegração Social, trazermos possibilidades. Cabe às senhoras, avaliar, julgar e aproveitar essas oportunidades”, salientou.

Já a Coordenadora destacou o fato de a oficina ser um empreendimento dentro de uma unidade feminina e a importância do papel das mulheres “Dados de um estudo produzido pelo Sebrae, em março de 2022, apontam que as mulheres lideram mais de 10 milhões de empreendimentos no Brasil, então não há dúvidas que, não há reintegração sem políticas transformadoras e aqui começa mais uma” se referindo à nova instalação.

A oficina de Mogi Guaçu faz parte de um total de cinco oficinas que estão sendo instaladas no estado de São Paulo, previstas em convênio firmado entre os poderes estadual e federal. Além das unidades de Araraquara e Mogi Guaçu, presídios em Andradina, São José de Rio Preto e Pirajuí também contarão com as oficinas de corte e costura industrial. Ao todo, 28 turmas serão formadas durante os dois módulos do curso, com 448 pessoas presas contempladas pelo projeto, que serão selecionadas pela unidade prisional a partir de critérios como o interesse em participar do curso e o bom comportamento carcerário.

A formação especializada permitirá a utilização das oficinas nas unidades prisionais, e será importante para a futura reinserção no mercado de trabalho dos reeducandos (as) beneficiados.

Além da Inauguração, as sentenciadas contaram também com a realização da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda.

O objetivo da jornada é oferecer aos reeducandos do sistema penitenciário paulista um conjunto de serviços essenciais, trazendo um mutirão de ações para fornecer importantes ferramentas na retomada da vida em liberdade. Entre as atividades oferecidas aos apenados estão testes rápidos de HIV, controle e aferição de pressão arterial, teste de glicose, emissão e regularização de documentos (RG e CPF). Além desses atendimentos, também são realizadas palestras sobre nutrição, saúde e serviços executados pelas Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEFs), da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), além de palestras de empregabilidade.