Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/03/23 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornada da Cidadania: ação que veio para reintegrar

Em 8 anos de atividade, jornada comprova seu papel na promoção da cidadania

A Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda do ciclo 2023 está de volta aos estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e, com ela, as ações de reintegração social. De forma coerente, as jornadas dão visibilidade à missão da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) em promover a execução administrativa das penas privativas de liberdade, garantindo a dignidade humana do apenado.

Desde sua implantação por parte da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), as Jornadas têm recebido merecido destaque. Desde 2015, a ação está presente nas 28 unidades da Coremetro, acumulando um total de quase 215 mil atendimentos.

No rol de serviços ofertados destacam-se a atualização e emissão de documentos, como do Registro Geral (RG), das certidões de Nascimento e de Casamento, regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Alistamento Militar e do Título Eleitoral. Paralelamente, as unidades também prestaram atendimentos jurídicos, orientações de saúde, além de palestras, atendimentos psicossociais, ações culturais e outros.

Ao longo de quase 8 anos, as jornadas na Coremetro foram responsáveis por ações que impressionam, dado os volumes consideráveis de atendimentos. Bom exemplo vem das mais de 18 mil emissões ou regularizações de CPF, 7.852 de RGs, 11.912 Certidões de Nascimento e Casamento, 101.043 atendimentos de saúde, além de 56.264 participações em palestras. Como destaque, somente em 2022 foram registrados mais de 37 mil atendimentos.

Programação 2023

A partir de um calendário pré-definido, para este ano de 2023 estão programadas as participações de 27 unidades prisionais da Coremetro nas Jornadas da Cidadania.

Ao longo de 10 meses, começando em fevereiro e se estendendo até o início de novembro, os reclusos do sistema prisional paulista contarão, quase que semanalmente, com encontros de cidadania. A abertura da série de jornadas de 2023 ficou a cargo da Penitenciária I “Mário de Moura e Albuquerque” de Franco da Rocha que realizou a ação em 14 de fevereiro e registrou 2.460 atendimentos.

aasassa
Topo