Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/03/23 | Daisyane Mendes - Corevali | Fotos: Ana Paula Igual/Funap  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Secretário da Administração Penitenciária participa de evento na Penitenciária Feminina 2 de Tremembé

Coronel Streifinger prestigiou inauguração de uma sala de leitura na unidade prisional e visitou estabelecimentos penais na região do Vale do Paraíba

O Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Marcello Streifinger, marcou presença na inauguração de mais uma sala de leitura vinculada ao projeto “Salas da Liberdade”. O evento aconteceu na Penitenciária Feminina 2 de Tremembé, na última sexta-feira, 10. A criação do ambiente faz parte do Programa de Incentivo à Leitura “Lendo a Liberdade” (PROLLIB), que é de responsabilidade da Fundação Prof. Dr. “Manoel Pedro Pimentel” (Funap).

A iniciativa visa proporcionar às unidades prisionais a otimização dos espaços físicos destinados às atividades de leitura no sistema prisional paulista, possibilitando às pessoas privadas de liberdade a garantia do direito às práticas sociais educativas de natureza cultural, por meio do acesso ao acervo literário disponível, baseando-se na Resolução Nº 391 do Conselho Nacional de Justiça, de 10 de maio de 2021 e Portarias da Fundação.

A Funap disponibiliza o mobiliário necessário à montagem das “Salas da Liberdade” e a contratação de uma pessoa presa selecionada e qualificada para desenvolver as atividades de “Monitor de Sala de Leitura”, contando com o apoio dos centros de reclusão para adequar os locais destinados a esse trabalho.

Para compor o acervo na Penitenciária Feminina 2 de Tremembé, a Funap realizou a aquisição de títulos indicados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e recebeu doações do Tribunal de Justiça de São Paulo, do escritor Valdi Ercolani e da Sociedade de Apoio ao Conhecimento e Paz Interior. Além das obras literárias, o ambiente foi equipado com estantes e carrinhos de livros, mesas e cadeiras para leitura.

Após a inauguração, o Coronel Streifinger visitou os trabalhos voltados para reintegração social de custodiados desenvolvidos no canil da Penitenciária 1 “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé e no gatil do Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté. Ele também visitou o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Taubaté e a sede administrativa da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali).

aasassa
Topo