Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/03/23 | Daisyane Mendes - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Corevali forma grupo para brigada de incêndio

Capacitação ocorreu logo após atualização de diversos dispositivos para receber o chamado AVCB

Servidores da sede administrativa da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) participaram de um curso especial para formação de uma brigada de incêndio. O treinamento, que mobilizou 11 pessoas de diferentes setores, aconteceu no dia 10 de fevereiro com o objetivo de preparar uma equipe de funcionários para prestar apoio em situações de emergência.

O curso é uma exigência para que o estabelecimento receba o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Recentemente, os equipamentos contra incêndio instalados na Corevali foram modernizados e, por isso, há a necessidade da criação de um grupo de colaboradores que possam atuar como brigadistas.

A iniciativa, ministrada por um bombeiro profissional na área, capacita na teoria e na prática o corpo funcional para ações de combate ao fogo. A instrução abordou também o manuseio correto dos instrumentos que foram atualizados na instituição. “Prevenir contra o inesperado e saber agir com segurança caso necessário é fundamental. Uma simples atitude, como saber engatar uma mangueira da forma adequada ou acionar rapidamente o alarme sonoro, pode fazer toda a diferença”, explica Ewerton Medeiros, membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da coordenadoria e que participou da atividade.

O AVCB é um documento emitido pelo próprio Corpo de Bombeiros e que certifica legalmente que a edificação é segura e cumpre todas as normas contra incêndios. O certificado habilita a circulação e permanência de pessoas nas empresas. Para emissão do auto de vistoria, a organização é avaliada em diferentes aspectos estruturais, como instalações elétricas, saídas, iluminação e sinalização de emergência, extintores, central de gás, entre outros.

aasassa
Topo