Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/03/23 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CDP de Itapecerica investe na capacitação profissional dos reclusos

Durante 28 dias, o instrutor da UNP ministrou aulas na área de hortaliças e jardinagem

Uma parceria firmada entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Universal nos Presídios (UNP) possibilitou a capacitação de 18 reeducandos do Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra no Curso de Hortaliças e Jardinagem. A formatura ocorreu no dia 24 de fevereiro, com apoio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro).

De acordo com o Diretor Geral da unidade prisional, Roberto Yokio Mitsuhashi, o objetivo da iniciativa foi oferecer preparação para uma futura reinserção dos custodiados no meio social. De acordo com o dirigente, a ação proporciona a conscientização sobre a preservação do meio ambiente ao mesmo tempo em que promove a interação entre os reclusos, algo importante para o processo de ressocialização, destaca Mitsuhashi.

Estrutura do curso

Com uma carga horária de 28 horas, o instrutor e voluntário da UNP, Aparecido Camargo, revela que, em sete encontros de quatro horas, o conteúdo programático adotado incluiu o estudo de vários tipos de plantas, técnicas de preparo de mudas, plantio e manutenção. As aulas ocorreram no período de um mês, de novembro a dezembro de 2022. Em complemento, o professor informou que também foram inseridos no currículo o conhecimento básico sobre os tipos de solo e a fertilização mais adequada.

Na opinião do Diretor de Segurança e Disciplina do CDP, Bruno Amaral, o curso qualifica os internos profissionalmente. Ele destaca, ainda, que um outro aspecto positivo da ação foi notar que o enfoque de respeito ao meio ambiente gerou um maior cuidado por parte de cada um dos alunos com relação aos espaços de convivência da unidade.

O reeducando L.M. considerou positiva a ação. De acordo com ele, o conhecimento de jardinagem facilita o acesso ao mercado de trabalho. “A capacitação nos dá a oportunidade de sair da prisão com certificado e bagagem suficiente para iniciar uma nova história de vida”, declara.

Dia especial

A unidade prisional, em conjunto com a UNP, promoveu a cerimônia de formatura do Curso de Hortaliças e Jardinagem. Vestidos para ocasião, com capa de formatura, os reclusos receberam certificado pela formação e um café da manhã para marcar o evento.

O dia especial não ficou restrito aos formandos. Outras ações ocorreram junto à população prisional, somando um total de 300 atendimentos, incluindo assistência jurídica, odontológica, barbearia, exames de optometria e ainda consultas com clínico geral e profissionais de enfermagem. Para os servidores foram ofertados atendimentos de massoterapia, cabeleireira e maquiagem.

aasassa
Topo