13/03/23 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Presos do CPP I de Bauru trabalham na manutenção e pintura de escolas

Trabalho voluntário também foi realizado no prédio da Diretoria Regional de Ensino

Reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) I “Dr. Alberto Brocchieri” de Bauru prestaram serviços de manutenção e pintura em quatro escolas estaduais. O trabalho também foi realizado no prédio da Diretoria Regional de Ensino. A ação, realizada no mês de fevereiro, contou com a participação de 14 presos, que atuam como pedreiros, pintores, operadores de máquinas e ajudantes gerais.

Além de manter o ambiente limpo, a iniciativa busca preparar a pessoa privada de liberdade para reinserção à sociedade. Os detentos que atuaram no projeto conseguem, ainda, remição de pena - é descontado um dia da condenação para cada três dias trabalhados.

Sob supervisão e uniformizados, eles ofereceram mão de obra voluntária para limpeza e serviços gerais, como capinação, manutenção de forro e pequenos reparos estruturais dos prédios; além de pintura interna e externa das escolas e da Diretoria de Ensino.

BENEFÍCIOS

Diretor substituto do CPP I de Bauru, José Adriano Soares Pinto destaca a importância da parceria firmada entre o estabelecimento penal e a Diretoria Regional de Ensino. “É um trabalho voluntário que tem grande aceitação entre a população carcerária. Os detentos que se oferecem para participar realizam as tarefas com comprometimento e a sociedade também ganha com isso, visto que seus familiares estarão estudando em um local limpo e bem cuidado”, observa.

Um dos presos que participou da ação disse que aprendeu uma nova profissão por conta das oportunidades que teve na unidade prisional. “Eu nunca tinha trabalhado com pintura e hoje tenho noção de como se pinta uma parede, por exemplo. Com essa experiência, posso trabalhar como pintor quando sair da prisão”, projeta.