01/03/23 | Equipes de comunicação CRSC e CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reintegração Social inaugura Oficina de Corte e Costura Industrial na Penitenciária de Araraquara

Parceria entre SAP e Senappen visa capacitar profissionalmente mais de 400 custodiados do sistema prisional com a implantação de oficinas permanentes de confecção

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou, no último dia 16, a oficina de corte e costura industrial da Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira”, de Araraquara. A iniciativa é fruto da parceria firmada entre a SAP, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Por meio do Programa de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (PROCAP), a oficina permitirá a realização de cursos de qualificação profissional aos reeducandos, que irão fornecer informações fundamentais para o conhecimento das diferentes técnicas de corte e costura industrial.

A formação especializada permitirá a utilização das oficinas para a fabricação de roupas e materiais têxtil, gerando vagas de trabalho nas unidades prisionais. Além disso, será importante para a futura reinserção no mercado de trabalho dos reeducandos beneficiados. Em Araraquara, a oficina contará com 4 turmas de 16 reeducandos, totalizando 64 pessoas.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da Coordenadora da CRSC, Carolina Passos Branquinho Maracajá; do Coordenador das Unidades Prisionais da Região Noroeste, Carlos Alberto Ferreira de Souza; do Vice-Prefeito do Município, Damiano Barbiero Neto; do Diretor Executivo da Fundação “Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Mauro Lopes dos Santos; do diretor da Penitenciária de Araraquara, Marcelo Pedro Antonio; do diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade, Diego Ferracini Lacerda; do Major da PM Alan Gouvêa, comandante interino do 13º Batalhão da Polícia Militar e da vereadora Filipa Brunelli (PT).

Na ocasião, a coordenadora Carolina destacou como a implantação da oficina é vantajosa para os reeducandos, possibilitando oportunidades de trabalho, empreendedorismo e geração de renda. “Não há reintegração sem políticas transformadoras e aqui começa mais uma. É isso que se espera da nossa instituição, projetos que trazem esperança e ofereçam novas possibilidades para a população prisional”, salientou.

Já o vice-prefeito Damiano Neto, ao saudar as autoridades e convidados, falou sobre o olhar do Munícipio em relação à iniciativa da SAP: “a administração do prefeito Edinho acompanha de perto os programas de ressocialização da Penitenciária de Araraquara, inclusive com parcerias entre o Poder Público, a Penitenciária e o Centro de Ressocialização. Acreditamos na reinserção do reeducando à sociedade e ao mercado de trabalho e a capacitação profissional é a primeira etapa”, explicou o representante municipal.

Após o ato solene, autoridades e convidados visitaram as instalações da nova oficina e conferiram as primeiras confecções de camisetas.

20 OFICINAS

O convênio firmado entre os poderes estadual e federal prevê a instalação de 20 oficinas em unidades prisionais de São Paulo, sendo cinco de corte e costura industrial. Além da unidade de Araraquara, que é a primeira a ter a fábrica de confecção instalada, as penitenciárias de Mogi Guaçu, Andradina, São José de Rio Preto e Pirajuí também contarão com oficinas desse modelo, que serão inauguradas ao longo do próximo mês.

Ao todo, 28 turmas serão formadas durante os dois módulos do curso de corte e costura, com 448 pessoas presas contempladas pelo projeto, que serão selecionadas pela unidade prisional a partir de critérios, como o interesse em participar do curso e o bom comportamento carcerário.