01/03/23 | Mariana Amud - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Visibilidade Trans é celebrada no CDP Pinheiros II

Evento foi marcado com atividades de saúde, beleza e orientações jurídicas

Inspiradas pela música “Indestrutível”, da cantora Pabllo Vittar, mulheres transexuais custodiadas no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Willians Nogueira Benjamim” de Pinheiros II participaram de evento promovido pelo corpo funcional em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro. O estabelecimento penal é subordinado à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, sob gerência da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A ação contou com um bate-papo com o Diretor Geral Substituto da unidade, Gamaliel Domingos Sales Junior, que pontuou as dificuldades enfrentadas pelo público LGBTQIAP+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais/Transgêneros/Travestis, Queer, Intersexual, Assexual, Pansexual) no cárcere e na sociedade. O CDP II de Pinheiros tem em seu histórico ações de reintegração para esse público. Atualmente há 113 presas transexuais. Direitos e garantias.

Como forma de manter a dignidade da pessoa humana enquanto presa, a SAP dispõe da Resolução nº 11, de 30 de janeiro de 2014, de atenção às travestis e transexuais no âmbito do sistema penitenciário. Entre os direitos do público, está o uso de corte de cabelo e de roupa íntima de acordo com a identidade de gênero, uso de nome social em documentos e, quando requisitado pelos próprios interessados, cela ou ala específica para os (as) presos (as) transexuais nos presídios, de forma a garantir sua dignidade, individualidade e adequado alojamento.

Informação e empoderamento

A servidora Ana Maria Bezerra tratou de assuntos sobre a parte processual e de como a legislação avançou para atender às necessidades e especificidades que a população trans necessita. Já a diretora de saúde, Gabriela Marinho, promoveu uma roda de conversa e trouxe à tona dúvidas e esclarecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Como forma de valorização das reeducandas, o corpo funcional realizou a arrecadação e entrega simbólica de itens de beleza, que foram utilizados antes do início das atividades. O encerramento contou com um café da manhã regado a apresentação musical.

Resgate da autoestima

Durante evento organizado no CDP II de Pinheiros, as reclusas trans que estavam presentes mostraram-se agradecidas pelo reconhecimento e respeito. Para Manuela, a vida no sistema prisional passou por transformações em muitos aspectos para as pessoas trans. De acordo com ela, hoje é possível manter a vaidade mesmo estando no cárcere. “O Dia da Visibilidade representa uma conquista e isso deve ser comemorado com alegria”, pontua.

Maryanna relata que por meio dos projetos desenvolvidos no CDP ela se sente viva e respeitada. Ela destaca que as iniciativas que transformam a pessoa por fora também podem perfeitamente fazer mudanças internas. “Essas ações nos dão vida por meio da beleza e hoje sou mais que um número de matrícula”, declara.

Natasha revela que encontrou apoio e oportunidades em um lugar onde menos esperava. Por isso, ela mostra-se agradecida à SAP, à unidade e aos servidores por contribuir para a reconstrução de sua autoestima. Seu desejo é que venham sempre mais iniciativas engajadas a todo e qualquer tipo de transformação.